Como respeitar a diversidade de ideias sem perder a sua opinião

Foto profissional grátis de amigos, café, congresso

A aproximação do período eleitoral, a chegada da decisão de um campeonato, um pronunciamento do Papa Francisco ou uma decisão do STF, além de outras situações, sempre nos cercam de discussões com amigos, familiares e colegas de trabalho em que opiniões diferentes se confrontam. 

Mas o que você costuma fazer diante da discordância de opiniões? No mês de Janeiro Branco, em que todo o Brasil se propõe debates para incentivar o cuidado com a saúde mental dos brasileiros, relembrar a necessidade de compreender e respeitar a opinião do outro para manter relações mais felizes e harmônicas se torna mais importante. 

Diante disso, você pode estar se perguntando: como posso respeitar diferentes ideias e manter a minha opinião e meus valores?

Nas redes sociais, ambiente em que acontece grande parte das discussões de opinião hoje em dia, também é preciso manter o respeito. A falta de diálogo cara a cara não dispensa o respeito que deve ser mantido à opinião do outro. Palavras ofensivas – seja no mundo real ou virtual – podem ferir pessoas. Além das implicações psicológicas, opiniões proferidas virtualmente também têm implicações legais. Fique atento.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que a troca de opiniões seja menos árdua e facilite a convivência com as pessoas que te cercam. Confira:

Pessoas são diferentes

As pessoas vêm de diferentes origens e são educadas a acreditar em diferentes pontos de vista. Todos nós somos influenciados por uma série de coisas, tais como nossa educação, nossa cultura, opiniões dos pais, etc. 

Ao ouvir uma opinião da qual você discorda, coloque-se no lugar do outro e tente perguntar se você acreditaria nas mesmas coisas se tivesse tido as mesmas experiências que eles.

Não seja indelicado ou arrogante

Discussões desrespeitosas são mais prováveis de acontecer não porque você tem opiniões diferentes, mas pela forma como você as apresenta. Ser rude e excessivamente desdenhoso com a opinião de seu amigo só fará com que eles se aborreçam com você.

Muitas vezes compreendemos a discordância de opiniões como um ataque pessoal, mas não precisa ser assim. Mesmo que você não concorde sobre o assunto em questão, é possível manifestar o que você pensa de maneira cordial, sem ferir ou atacar o outro.

Escolha suas batalhas

Pergunte a si mesmo: vale realmente a pena criar um mal-estar por causa desta opinião? Se você pensa que falar sobre um assunto só vai levar a uma discussão e sobrecarregar sua amizade ou sua relação com colegas de trabalho e familiares, não há problema em concordar em discordar, e simplesmente deixar o assunto em paz.

Respeite o direito deles a uma opinião

Parte da vida em uma sociedade livre como a nossa é que todos nós viemos de uma variedade de culturas e origens e todos compartilhamos opiniões diferentes.

Mesmo que você não concorde com a opinião de alguém, pelo menos concorde com seu direito de tê-la, ninguém deve ser discriminado por suas crenças.

Suas opiniões também merecem respeito

Assim como você deve respeitar a opinião de terceiros, suas opiniões também merecem ser respeitadas. Por isso, ao manifestar um pensamento e sentir alguma animosidade da outra parte, relembre que você ainda está terminando seu raciocínio e reforce que essa é apenas a sua forma de pensar, e não uma verdade tácita. Lembre-se que ninguém é obrigado a aceitar o que você pensa, mas todos devem respeitar o seu direito de pensar e manifestar seus pensamentos, desde que venha acompanhado de respeito também da sua parte.

Janeiro Branco

Neste mês de janeiro, aproveite para pôr a sua saúde mental em dia. Cerque-se de atividades que te fazem bem, esteja com pessoas que enriquecem o seu bem-estar e procure um profissional de saúde mental para te auxiliar no autoconhecimento.

Cuide-se! Sua saúde mental importa.

Sindsemp-Ma nas redes

Continue acompanhando o Sindsemp-Ma nas redes para ficar por dentro de todas as nossas ações.

Verifique também

Luta pela reposição inflacionária: confira a linha do tempo até agora

Com quase 60% de perdas salariais ocasionadas pela inflação acumulada, os servidores do Ministério Público …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.