Ouça nosso Boletim Informativo da Semana

Categorias reagem a reajuste de 9% anunciado por Flávio Dino 

Sindsemp-MA pede a deputados inclusão de servidores do Ministério Público em medida provisória

Ciro Gomes diz ter ‘absoluta certeza’ de que operação da PF foi ‘ordem de Bolsonaro’

Sindsemp-Ma sorteia quatro prêmios de R$ 500,00 nesta sexta-feira

Transcrição:

Olá, servidor!

O reajuste médio geral proposto pelo Governo do Estado para os servidores estaduais será da ordem de 9%, segundo o texto da Medida Provisória anunciado na segunda-feira, dia 13 de dezembro. No entanto,  trabalhadores e representantes sindicais alegam que, ao longo dos últimos sete anos, as perdas salariais com a inflação ultrapassam a casa dos 50%.

Em notas, diversas entidades repudiaram a proposta.

O texto da Medida Provisória não inclui os servidores do Ministério Público do Maranhão, o que causou indignação na categoria e foi criticado pela diretora-presidente do Sindsemp-Ma, Vânia Leal Nunes, em audiência pública realizada na última segunda.

Vânia Leal esteve presente no debate e discursou, frisando que as perdas salariais ocasionadas pelas flutuações inflacionárias precisam ser repostas, e solicitando aos deputados que firmem o compromisso de incluir os servidores do MPMA.

A diretora-presidente destacou que, enquanto algumas categorias estão discutindo se o aumento concedido pelo governador é justo diante das flutuações inflacionárias e das perdas salariais, os servidores do Ministério Público, que possuem até o momento quase 30% de defasagem salarial, sequer foram incluídos na medida. Em seguida, pediu aos parlamentares para que os servidores do MPMA sejam incluídos, sobretudo tendo em vista que o MP é uma das instituições mais importantes para garantir justiça em nosso estado.

A Polícia Federal deflagrou operação na manhã de hoje contra desvios de recursos públicos nas obras do Castelão, no Ceará. O presidenciável Ciro Gomes (PDT-CE), alvo da investigação, diz ter “absoluta certeza” de que a operação  teve a influência do presidente Jair Bolsonaro.

Ciro afirmou: “Eu tenho absoluta segurança de que é ordem de Bolsonaro, tal a violência e arbitrariedade”, afirmou ele à coluna da Folha de São Paulo. A PF cumpre hoje 14 mandados de busca e apreensão determinados pela Justiça.

De acordo com Ciro Gomes, a origem do inquérito é uma delação premiada de “uma pessoa que diz na própria delação que nunca falou com ele”.

A colaboração foi feita por um executivo de uma empreiteira, a Galvão Engenharia, que participou de concorrência para reformar o estádio do Castelão, que sediou partidas da Copa do Mundo de 2014.

Ciro afirma que a concorrência foi vencida por quem ofereceu o menor preço. O pedetista observa ainda que foi arrolado como agente público, sendo que não exerce cargos públicos desde 2010, quando cumpriu mandato de deputado federal.

Além disso, já se passaram sete anos desde a Copa. E só agora, com a campanha pela sucessão de Bolsonaro em curso, a operação foi desencadeada.

“É completamente aberrante e calunioso”, afirmou Ciro, destacando que irá processar todos os envolvidos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade hoje aos irmãos Ciro e Cid Gomes, que foram alvos de uma operação da Polícia Federal que investiga um suposto esquema de corrupção durante as obras da Arena Castelão, entre 2010 e 2013. Em entrevista à Rádio Clube AM, Lula disse que repudia o comportamento da PF e classificou a ação como uma “invasão à casa do candidato a presidente Ciro Gomes”. 

—-

E nesse fim de ano, o Sindsemp-Ma gostaria de abraçar e presentear cada servidor filiado que faz parte da nossa história. No último sábado, dia 11, nos reunimos com diversos servidores para a nossa Confraternização de Fim de Ano, onde sorteamos brindes e distribuímos presentes simbólicos em alusão ao espírito do Natal. Nesta sexta, iremos sortear mais 4 prêmios no valor de R$ 500 cada, para toda a categoria. Para participar, basta ser sindicalizado e pronto, você já estará concorrendo. 

Fique atento! É sexta, ao meio-dia, em nosso instagram: sindsempmaranhao.

A Promoção de Natal do Clube FENAMP vai sortear 10 (dez) prêmios e é direcionada aos filiados das entidades estaduais cadastrados no Clube.

Para participar é muito fácil: Basta estar cadastrado no Clube FENAMP e fazer login na plataforma durante o período da promoção, que vai de 18 de novembro a 17 de dezembro!

Se você ainda não faz parte do Clube, basta se cadastrar até o dia do sorteio!

Confira a lista completa de premiações que preparamos para este ano no site da fenamp. acesse: www.fenamp.org.br

Verifique também

Reposição inflacionária: PL agora segue para o plenário da Assembleia Legislativa do MA

Notícia excelente para toda a categoria nesta quarta-feira! A diretora-presidenta do Sindsemp/MA, Vânia Leal Nunes, …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.