Plenárias do Sindsemp/MA discutem PCCs e condições de trabalho em Imperatriz e Balsas

As plenárias foram realizadas nos dias 18 e 19 de maio. (Fotos: Letícia Maciel)

Dando início ao novo ciclo de plenárias regionais, o Sindsemp/MA reuniu-se, nos dias 18 e 19 de maio, com servidores das promotorias de Imperatriz e Balsas. As discussões pautaram as prioridades do Plano de Cargos e Carreiras (PCCs), situação financeira e condições de trabalho no MP/MA, dentre outros temas de interesse da categoria.

No dia 18, em Imperatriz, os presentes apontaram como prioridade do PCCs itens como a mudança de nomenclatura do cargo Técnico em Execução para Oficial do MP, criação do auxílio-saúde, revisão geral anual, atendimento médico, psicológico e odontológico, dentre outros.

Também foi destacada a definição da jornada de trabalho em seis horas diárias e ininterruptas, extensão do Adicional de Qualificação para servidores não estáveis, criação de Comissão Permanente de Negociação Coletivo e Resolução de Conflitos.

Tais pontos também foram defendidos pelos servidores de Balsas, na plenária realizada no dia 19, que também acrescentaram como prioridade a necessidade da criação da Gratificação de Atividade Externa (GAE) no percentual de 35% de forma que as Assistentes Sociais também recebam essa gratificação, bem como o fim da vedação da progressão funcional durante estágio probatório e a exclusão do parágrafo único do artigo 9º da Lei Nº 8.077/2004, que exclui os cargos de assessores de promotor e de procurador do percentual do cômputo do percentual de 50% dos cargos comissionados reservados para servidores efetivos.

Os presentes também foram informados sobre a estrutura sindical do Brasil, bem como sobre as entidades de grau superior existentes. Foi feita uma breve explanação sobre as principais e solicitado aos presentes que se informem mais, para que na próxima assembleia geral a categoria possa decidir se filia ou não a alguma entidade. A ideia é inserir os servidores do MP/MA nas articulações de nível nacional em defesa dos trabalhadores, tal como ocorre com a participação na Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp), fundada com o apoio do Sindsemp/MA, em maio de 2016.

“Apesar de não possuírem caráter deliberativo, as plenárias são imprescindíveis para avaliarmos de perto as necessidades de cada promotoria e discutirmos os problemas enfrentados pelos colegas. As sugestões serão levadas para a Assembleia Geral, onde serão votadas e definidas como pautas urgentes ou não”, explica a presidente do Sindsemp /MA, Vânia Leal.

Ao final das plenárias, os servidores foram consultados sobre a elaboração do questionário sobre as condições de trabalho no MP/MA que, de acordo com decisão dos presentes, deverá considerar todos os servidores da Instituição, independentemente de filiação ao Sindicato. O objetivo é obter um retrato preciso da situação do MP/MA.

A próxima plenária será realizada em Timon, no próximo sábado (27), às 9h, na Câmara Municipal.

 

Verifique também

Nota de esclarecimento da empresa responsável pelo pagamento dos trabalhadores terceirizados do MPMA

Nota de esclarecimento – Nacional Serviços Integrados NOTA-ATRASO-SALARIO-PGJ-1Baixar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.