Como se redescobrir na aposentadoria

Hoje é o dia de homenagear aqueles que, durante anos, se dedicaram ao serviço público, trabalhando com afinco, doando horas do seu dia, todos os dias, para melhorar a sociedade. Neste dia 17 de junho, comemora-se o Dia do Servidor Público Aposentado, um dia para homenagear a sua história e contribuição ao serviço público.

A aposentadoria é um momento aguardado por todos, podendo representar um momento de introspecção e descanso, ou um novo momento para descobrir talentos, hobbies, sonhos e planos para o futuro, afinal, a vida não para.

Diante disso, como se reinventar na aposentadoria?

1. Tire um tempo para se conhecer melhor

Depois de tanto tempo no trabalho, é comum que o aposentado se sinta emocionalmente frágil com a distância dos colegas de trabalho e a desaceleração da rotina diária.

Considerando este cenário, passar todo o dia em casa é uma das piores opções e recomenda-se que o aposentado comece a planejar viagens para conhecer novos lugares ou até mesmo para voltar com mais calma naquela viagem que marcou sua vida.

A aposentadoria está associada à terceira idade, um período da vida em que já acumulamos experiências o suficiente para crermos que nos conhecemos plenamente. Mas sempre há algo novo para descobrir. Com tempo sobrando, uma sugestão é não se entregar ao ócio. Se a organização financeira permite, explore atividades que lhe permitam conhecer melhor a si mesmo, como uma viagem, um período em contato com a natureza, conhecendo novas pessoas e culturas.

2. Descubra uma atividade física que lhe faça bem

Uma ótima forma de associar saúde e lazer é descobrir uma atividade física que lhe proporcione prazer e autoconhecimento. Não precisa ser uma atividade tradicional, como frequentar a academia. Que tal aprender um tipo de dança? Se inscrever numa modalidade esportiva, aprender a nadar? São muitas as possibilidades. Além de descobrir uma atividade que irá potencializar sua saúde e qualidade de vida, você ainda irá conhecer outras pessoas aposentadas com quem dividirá novas experiências.

3. Aproveite o tempo livre com sua família

Ter mais tempo livre significa mais tempo para conhecer a si mesmo, mas também conhecer melhor aqueles ao nosso redor.

Se você nunca teve muito tempo para a família, o momento de compensar isso é agora. O que não faltam são atividades em família para encaixar no seu cronograma: viagens, passeios, almoços ou apenas sair de casa para qualquer lugar.

Se você não conseguiu ser um pai tão presente no dia-a-dia dos filhos, que tal acompanhar mais de perto a evolução de seus netos? 

4. Tenha um hobbie

Na vida depois da aposentadoria, há muito espaço para a prática de hobbies. Você pode pôr em prática o que nunca teve muito tempo de fazer ou se reinventar e fazer algo que nunca pensou que faria. Algumas ideias são:

  • Costura
  • Pintura
  • Jardinagem
  • Culinária
  • Fotografia
  • Dança
  • Artesanato
  • Jogos
  • Leitura
  • Coleções

5. Empreenda

Que tal descobrir na aposentadoria o momento ideal para abrir um novo negócio e descobrir, quem sabe, uma nova paixão? Sgundo pesquisa do Sebrae, existem atualmente mais de 650 mil idosos que já estão empreendendo no Brasil. Dos que não estão, 10,8%pensam em empreender. Portanto, além do lazer, o empreendedorismo é uma alternativa cada vez mais procurada pelos aposentados.

A aposentadoria não é o fim de uma jornada de trabalho. Pode ser, ao contrário, o início de uma fase nova, cheia de planos, energia e vitalidade! Invista em você e se reinvente na sua vida pós-aposentadoria.

Verifique também

Convocação para eleição Sindsemp/MA 2024: confira calendário e mais

EDITAL DE ELEIÇÃO – Nº 01/2024 ATO DE CONVOCAÇÃO  A Diretoria Executiva do Sindicato dos …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.