Confira o boletim desta semana

Eleição na Câmara: ‘blocão’ de apoio a Lira reúne 496 dos 513 deputados

Política: Assembleia Legislativa do Maranhão elege primeira mulher como presidente da Casa

Educação: MEC divulga novos prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies

Segurança: saiba como se proteger de novo golpe com cartão por aproximação

Cultura: espetáculo musical ‘moglière’ tem três sessões neste fim de semana em São Luís

—–

Partidos de diferentes posições políticas protocolaram nesta quarta-feira (1º) a formação de um bloco em apoio à reeleição do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Indiscutível favorito na disputa, Lira conseguiu reunir o PT do presidente Lula e o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ao todo, o bloco reúne 496 dos 513 deputados federais.

O novo presidente para o biênio 2023 – 2024 deve ser eleito a partir das 16h30 desta quarta-feira, 1º de fevereiro.

——

Ainda falando de política, no Maranhão, a Assembleia Legislativa do Estado elegeu a deputada estadual Iracema Vale (PSB) por unanimidade para a Presidência da Casa. Sem concorrentes ao posto, Iracema se tornou a primeira mulher na história política do Maranhão a comandar o Legislativo Estadual.

Apenas dois deputados se abstiveram de votar na primeira vice-presidência, que tinha como candidato o deputado Rodrigo Lago (PSB): Yglésio Moyses e Mical Damasceno.

Iracema Vale assegurou compromisso e responsabilidade na condução da Casa. Ela também prometeu trabalhar pela harmonia entre os Poderes. 

—–

O Ministério da Educação disponibilizou na internet os editais dos primeiros processos seletivos de 2023 do Sisu, do Prouni e do Fies.

Para acessar informações sobre os três programas, os estudantes devem utilizar o Portal Acesso Único

O novo prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, o resultado estava previsto para sair em 7 de março. As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março. E para o Fies, terão início no dia 7 de março e terminarão no dia 10 do mesmo mês.

Segundo o MEC, em todos os processos seletivos, a classificação tem por base a nota obtida na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.

——-

cibercriminosos desenvolveram novas variações de um programa que infecta maquininhas de cobrança, a fim de provocar o bloqueio de pagamentos via aproximação, principalmente no celular. veja como acontece o golpe, em 4 passos:

  1. Criminosos entram em contato com lojistas se passando por funcionários de empresas responsáveis pelas maquininhas. Com a desculpa de que se trata de uma manutenção, eles pedem que os lojistas acessem um link por meio do computador onde fica o sistema do aparelho;
  2. Quando lojistas clicam no link, a quadrilha instala um vírus que dá acesso remoto à maquininha;
  3. As máquinas infectadas passam a detectar e impedir a cobrança por aproximação, exibindo uma mensagem falsa de erro, que pede para que o consumidor insira um cartão físico, a fim de fazer o pagamento. Nem o lojista e nem o cliente percebem que se trata de um golpe;
  4. Ao usar o cartão físico, a vítima tem os dados capturados, e o cartão pode ser clonado.

E como se proteger:

  • O consumidor que se deparar com a situação deve buscar alternativas, como pagamento via PIX ou dinheiro;
  • Sempre verifique os comprovantes de valores emitidos nas faturas de cartão; caso existam gastos indevidos, entre em contato com a instituição financeira responsável e faça um boletim de ocorrência;
  • Lojistas devem redobrar a atenção com qualquer solicitação que peça para verificar suas maquininhas. Antes de fazer o download de algum software solicitado, devem entrar em contato com a empresa do cartão para saber se aquilo é de praxe ou se algo está errado. 

—-

E nossa dica cultural da semana é o espetáculo molière, que chega a sao luis neste fim de semana. Com 14 atores e músicos no palco, o musical “Molière” será apresentado pela primeira vez no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol), no mês de fevereiro em São Luís, na sexta (3) e sábado (4), às 21h e no domingo, dia 5, às 19h.

O musical é protagonizado pelo ator Matheus Nachtergaele e os ingressos estão à venda no site da Ingresso Digital e na bilheteria do teatro.

O espetáculo traz uma disputa bem-humorada entre a Comédia, representada pelo autor Molière (Matheus Nachtergaele) e a Tragédia, na figura do poeta Jean Racine (Elcio Nogueira Seixas).

Embalada por músicas de Caetano Veloso, executadas ao vivo com arranjos originais do maestro Gilson Fukushima, a montagem integra o projeto de intercâmbio cultural promovido pelo Teatro Promíscuo pela valorização da dramaturgia latino-americana e marca a estreia da obra teatral da renomada dramaturga mexicana Sabina Berman no Brasil.

Verifique também

Nota de esclarecimento da empresa responsável pelo pagamento dos trabalhadores terceirizados do MPMA

Nota de esclarecimento – Nacional Serviços Integrados NOTA-ATRASO-SALARIO-PGJ-1Baixar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.