Confira o boletim informativo da semana

Agenda com o presidente: FENAMP participa de reunião das Centrais Sindicais com Lula e ministro do Trabalho

Economia: Governo e Congresso buscam aprovar reforma tributária ainda neste ano

Orçamento: Lula sanciona orçamento para 2023

Saúde mental: conheça a terapia online para servidor sindicalizado e comece a usar o serviço hoje mesmo

Cultura: confira nossa dica para o pré-carnaval deste fim de semana

Olá, servidor!

a FENAMP participa de reunião com o presidente Lula e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quarta-feira, 18 de janeiro. A reunião contará com cerca de 500 sindicalistas. Na pauta, está a constituição de uma Mesa Nacional para debater o valor do salário mínimo; a regulação do trabalho em aplicativos e a valorização da negociação coletiva, com prazo de 90 dias para conclusão. Ademais, serão recebidas as demandas das entidades presentes.

A FENAMP pretende discutir a proposta de reforma administrativa que deve ser enviada pelo governo Lula ao Congresso, em substituição à que foi apresentada pelo governo anterior. A Federação também pretende cobrar o cumprimento da promessa de campanha acerca da Revisão da tabela do Imposto de Renda, dentre outras pautas de interesse da categoria dos servidores representados pela entidade. A Federação estará representada pelo Coordenador de Assuntos Parlamentares Eduardo Amorim.

Fique ligado nas redes sociais da FENAMP para ficar por dentro de tudo que está sendo discutido.

——-

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (17) que o governo pretende fazer uma reforma do Imposto de Renda (IR) no segundo semestre.

Segundo o ministro, depois da aprovação da reforma tributária sobre consumo, que ele estima que seja no primeiro semestre, o governo vai querer aprovar a reforma tributária sobre a renda para desonerar as camadas mais pobres do imposto e onerar quem não paga.

A correção da tabela do IR, com isenção para quem ganha até R$ 5 mil, foi uma das propostas de campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência.

Passada a eleição, no entanto, ainda em novembro de 2022, o senador eleito e agora ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), indicou que as mudanças poderiam não ocorrer em 2023.

Em setembro de 2021, a Câmara dos Deputados aprovou uma proposta de reforma do Imposto de Renda, mas ela está parada no Senado.

—–

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (17), com seis vetos, o Orçamento para 2023. A sanção foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”, antes da data limite, que era sexta-feira (20).

Lula vetou o artigo que criava uma nova identificação orçamentária para as despesas previstas na PEC da Transição, aprovada pelo Congresso no ano passado.

O presidente, atendendo a pedido de seus ministérios, também vetou algumas dotações orçamentárias, ou seja, recursos do orçamento que totalizam R$ 4,2 bilhões em despesas propostas.

——

Neste mês de janeiro, com a campanha janeiro branco, que discute a importância dos cuidados com a saúde mental, a gente vem reforçar alguns benefícios para que você, servidor, passe a dar mais atenção para esse aspecto da sua saúde a partir de hoje.

Você sabia que servidor sindicalizado tem direito à terapia online gratuita? Podem fazer uso do serviço todos os servidores do Ministério Público filiados ao Sindsemp/MA. Eventualmente, em

caráter excepcional, poderá ser utilizado por dependente do servidor filiado, mediante autorização da

Diretoria Executiva, e desde que seja maior de 18 anos de idade.

Para ter acesso ao serviço, é preciso preencher o formulário disponível em nosso site e enviar para o nosso e-mail – [email protected]. 

O atendimento será individualizado, com, com frequência de uma vez por semana, uma vez por quinzena, conforme avaliação. Caso deseje, o paciente pode, a qualquer momento, desistir do tratamento, não tendo a obrigação de continuar mesmo já tendo começado.

Acesse nosso site e conheça todo o regulamento na aba ‘benefícios > atendimento psicológico’. Acesse: www.sindsemp-ma.org.br

——-

E nesse fim de semana tem abertura do clima de folia com o pré-carnaval do Maranhão, e nossa dica cultural da semana não poderia ser diferente. Tem festa na Beira-Mar, na Litorânea, nos bairros e muito mais!

Na sexta-feira, a partir das 16h, tem cortejo dos blocos tradicionais na praça Deodoro, Rua Grande e Centro Histórico. No sábado, dia 21 de janeiro, tem pré-carnaval na Avenida Beira-mar, com GDAM, Os Apaixonados, Soul Samba, Raiz Tribal e Bicho Terra.

Ainda no dia 21 de janeiro, tem carnaval itinerante no Cohatrac, com diversas atrações a partir das 16h.

No domingo, dia 22 de janeiro, a partir das 13h, tem Argumento, Samba de Reis, Fabricia e Trio Vagabundos do Jegue, na Avenida Litorânea. Não perca! É hora de voltarmos às ruas com toda a alegria para festejar nosso carnaval. 

Verifique também

Sindsemp/MA convoca servidores para Assembleia Geral Virtual Extraordinária

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Maranhão – SINDSEMP/MA convoca, conforme …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.