Confira o boletim informativo desta quarta-feira (13)

Instante FENAMP: Confira discussões da última edição

Política: Câmara aprova, em 1º turno, texto-base de ‘PEC Kamikaze’ que permite benefícios em ano eleitoral; veja como votaram deputados maranhenses

Economia: PL que reduz a alíquota do ICMS dos combustíveis no MA deve ser aprovado hoje

Ciência: Por que as imagens do telescópio James Webb são tão importantes?

Cultura: confira nossa dica cultural para esta semana

————

Olá, servidor!  Perdeu o Instante FENAMP de ontem? Não tem problema!  O programa semanal da FENAMP fica salvo no feed do Instagram e também no Youtube para você assistir quando quiser! 

A edição de ontem abordou o tema da saúde mental dos servidores e membros do Ministério Público. Durante o programa, também foi falado sobre o lançamento da campanha UrgenteMENTE, pela aprovação da proposta de resolução do CNMP que visa instituir uma Política Nacional de Atenção Continuada à Saúde Mental no âmbito do Ministério Público Brasileiro. Para tratar do tema, tivemos as participações da tesoureira da AAJUMP- MPSP, Ana Sofia, e do diretor executivo nacional do SindMPU, Adriel Gael.

Acesse o instagram ou youtube da FENAMP para assistir a edição e não se esqueça, o instante fenamp é toda terça, às 19h00.

——

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (12), em 1º turno, o texto-base da “PEC Kamikaze” que concede uma série de benefícios sociais às vésperas das eleições e somente para este ano.

Entre outros pontos, a PEC, discutida a menos de três meses das eleições, aumenta o valor do Auxílio Brasil, amplia o Vale-Gás e cria um “voucher” para os caminhoneiros. Os benefícios acabam em dezembro deste ano. A proposta permite ao governo gastar por fora do teto de gastos mais R$ 41,25 bilhões até o fim do ano para aumentar benefícios sociais, conceder ajuda financeira a caminhoneiros e taxistas, ampliar a compra de alimentos para pessoas de baixa renda e diminuir tributos do etanol.

O placar do texto-base foi de 393 votos favoráveis e 14 contrários, em primeiro turno.

A maioria da bancada do Maranhão na Câmara dos Deputados votou pela aprovação, em primeiro turno, do texto-base da PEC. 

Dos 18 deputados federais maranhenses, 12 estiveram presentes à sessão e todos votaram a favor da proposta.

—-

A Assembleia Legislativa do Maranhão deve aprovar nesta quarta-feira (13) a apreciação do projeto de lei de autoria do Governo do Estado que reduz a 18% a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis em todo o Maranhão.

O texto, protocolado na Casa no fim da semana passada, institui a mesma alíquota, também, para a energia elétrica – para quem consome acima de 500 quilowatts-hora por mês – e para serviços de comunicação, como telefonia e internet.

A expectativa era de que a proposta fosse aprovada ontem (12), após aprovação de requerimento do deputado estadual Ricardo Rios (PDT). Ele pretendia que uma sessão extraordinária fosse convocada, ainda ontem, logo após a sessão ordinária, para apreciação do projeto, o que não pôde ocorrer em virtude de uma sessão solene já marcada para o mesmo horário.

A expectativa, agora, é que hoje a matéria seja apreciada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, logo em seguida, em plenário.

A divulgação das fotografias feitas pelo telescópio espacial James Webb ecoaram ao redor do mundo, captando a atenção de entusiastas de astronomia à pessoas comuns, que ficaram maravilhadas com tudo que há para além do planeta Terra. Mas por que essas imagens são tão importantes?

Além de serem impressionantemente bonitas e representarem um grande avanço técnico, refletindo décadas de trabalho e dedicação que equipes de cientistas, engenheiros e técnicos, que trabalham no projeto desde 1996, as fotografias do James Webb marcam uma conquista na história da ciência espacial e da humanidade.

Com suas lentes e espelhos, Webb conseguirá ver distâncias jamais vistas pelo olho humano com todos os telescópios já lançados. A ideia principal é que ele consiga observar momentos logo após o Big Bang, evento formador de nosso Universo.

Só na fotografia divulgada na segunda-feira, a Primeiro Campo Profundo de Webb, é possível observar galáxias de 13 bilhões de anos, mas a ideia é ir além disso, conseguindo ver galáxias que se formaram dentro de 200 milhões de anos após o Big Bang.

Buscas de vida alienígena

Mas sua missão não será só analisar galáxias antigas. Com seu espectrógrafo, Webb irá conseguir destrinchar a luz das estrelas que passam por diferentes exoplanetas, de modo a compreender a composição química de suas atmosferas. Com isso, vai ser possível chegarmos mais perto da pergunta: existe vida em outros planetas

—-

Nesta quinta-feira, 18 de julho, comemora-se o Dia Internacional Nelson Mandela, comemoração internacional instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em novembro de 2009, a ser comemorado em todos os anos 18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano Nelson Mandela, que foi um líder sul-africano conhecido por lutar contra o regime racista e segregacionista do apartheid na África do Sul. Preso por 27 anos por se opor à segregação, foi eleito presidente após a queda do do regime. Então, liderou o país de 1994 a 1999 e ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 1993.  

Por isso, nossa dica cultural desta semana é o filme mandela: um longo caminho para a liberdade, estrelado por idris elba e disponível No Amazon Prime, Google e Youtube. Baseado na biografia de mesmo nome, o filme retrata a vida de Mandela, desde a infância até a disputa pela presidência da África do Sul. A obra é protagonizada por Idris Alba.

o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul.r

Verifique também

Nota de esclarecimento da empresa responsável pelo pagamento dos trabalhadores terceirizados do MPMA

Nota de esclarecimento – Nacional Serviços Integrados NOTA-ATRASO-SALARIO-PGJ-1Baixar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.