Confira o boletim informativo desta semana

FENAMP e ANSEMP: confira as últimas reuniões e discussões promovidas pelas entidades

Política:  Ex-ministros do STF, artistas, acadêmicos, banqueiros e outros assinam carta em defesa da democracia

Educação: veja as oportunidades de inscrições para Aeronáutica e UEMA

Varíola dos macacos: com 813 casos, Brasil tem situação “preocupante”

Cultura: confira nossa dica cultural da semana

Olá, servidor!

A FENAMP e a ANSEMP, das quais o Sindsemp-MA faz parte, se reuniram na última segunda-feira  (25), com o presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Trajano Sousa de Melo. Na ocasião, foi discutida a proposta de resolução que está tramitando no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que visa estabelecer uma Política Nacional de Atenção à Saúde Mental no Ministério Público Brasileiro.

A FENAMp e a ANSEMP destacaram a preocupação com o tema, apresentaram um breve histórico do trabalho desenvolvido, bem como do apoio disponibilizado ao Projeto Bem Viver, desenvolvido pelo CNMP, que culminou na apresentação pela então conselheira, Sandra Krieger, da proposta de resolução sobre Saúde Mental. Além disso, enfatizaram a necessidade urgente da aprovação da proposta, com posterior regulamentação pelos Ministérios Públicos.

Diante do exposto, a AMPDFT se colocou à disposição para colaborar no andamento da proposta de resolução e se comprometeu a dialogar com o relator, o conselheiro Moacyr Rey Filho.

A diretora-presidenta do Sindsemp, Vânia Leal Nunes, que também faz parte da coordenação da FENAMP e da ANSEMP, ressaltou a importância do encontro, frisando que o tema saúde mental, mais do que nunca e após dois anos de pandemia, deve ser tratado com a seriedade e a rapidez que merece, além do necessário engajamento de todos.

Ainda nesta segunda-feira, a FENAMP e ANSEMP também se reuniram com o conselheiro do CNMP, Jaime de Cassio Miranda. Na ocasião, foi discutida a proposição, em trâmite no CNMP, que busca alterar a Resolução N° 223 do CNMP, que regulamenta o programa de assistência à saúde suplementar para membros e servidores do Ministério Público brasileiro. Fique atento às redes da ANSEMP e da FENAMP, assim como às do Sindsemp-MA, para acompanhar as próximas ações.

——

Ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), empresários, banqueiros e artistas assinaram uma carta em defesa da democracia e do processo eleitoral após seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônicas. A carta e a lista com os nomes foram divulgadas nesta terça-feira (26) no site da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) .

A carta diz que recentes “ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o Estado Democrático de Direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira”.

aparecem entre as assinaturas os artistas Chico Buarque, Arnaldo Antunes, as atrizes Debora Bloch e Alessandra Negrini, os ex-jogadores de futebol Walter Casagrande e Raí, o cineasta João Moreira Salles e padre Júlio Lancellotti, que atua na defesa da população de rua em São Paulo.

As pessoas interessadas em assinar o documento poderão fazê-lo online pelos sites da Faculdade de Direito da USP, da Associação de Juízes Federais, Associação do Ministério Público e do Grupo Prerrogativas.

—–

O Comando da Aeronáutica abriu, nesta terça-feira (26), as inscrições para o curso de Formação de Sargentos, previsto para o segundo semestre de 2023. As inscrições podem ser feitas até 19 de agosto pela internet, no site https://ingresso.eear.aer.mil.br

Podem participar candidatos brasileiros, de ambos os sexos, com idade entre 17 e 24 anos, que sejam completados até 31 de dezembro de 2023. Veja o edital.

As provas serão realizadas em 6 de novembro de 2022. No Maranhão, o exame será realizado em São Luís e Alcântara. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80.

Estão sendo ofertadas vagas para as especialidades de Comunicações, Meteorologia, Suprimento, Informações Aeronáuticas, Eletromecânica, Controle de Tráfego Aéreo, Guarda e Segurança, Eletricidade e Instrumentos e Estrutura e Pintura.

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2023. O vestibular seleciona estudantes para vagas em cursos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

As inscrições custam R$ 85 e podem ser feitas até 9 de setembro, pelo site do processo seletivo. Ao todo, estão sendo ofertadas 5.225 vagas. Destas, 4.320 são para os 20 campi da UEMA e 905 para cursos da UEMASUL.

——

O Brasil tem 813 casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox), segundo dados do Ministério da Saúde. Ontem (26), a líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a doença, Rosamund Lewis, disse que a situação no país “é muito preocupante” e que os casos podem estar subnotificados por não haver testes suficientes à disposição.

Trata-se de uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente.

Não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.

—–

Nesta quinta-feira, feriado de adesão do Maranhão à independência, nossa dica cultural pra você que vai estar em São Luís é o show de Danilo Caymmi. A partir das 22h, a Cozinha Massari vai ser palco de uma grande homenagem ao trabalho artístico do cantor e compositor Dorival Caymmi. Considerado o herdeiro direto do talento do pai, Danilo se apresenta na capital maranhense em um espetáculo que usa as ferramentas do teatro, transcendendo as barreiras de um show, para traçar a trajetória musical de Dorival.

Num formato dramático-musical, o espetáculo “Viva Caymmi” é uma celebração e convida o público para um passeio pela vida, pelos bastidores e pela música de Dorival Caymmi, um dos mais importantes cantores e compositores da história da nossa música. Como Caymmi nasceu em 1914 e morreu em 2008, quase um século de histórias são contadas, o que torna a apresentação num grande panorama da música brasileira no século XX.

As pessoas conhecem as músicas de Caymmi, pois são muitos e muitos sucessos, influenciando e sendo referência para várias gerações de artistas. Mas as pessoas conhecem pouco as suas histórias, como as coisas aconteceram. Como foi começar em Salvador, como foi chegar no Rio de Janeiro, as amizades e parcerias que criou durante sua vida. O marido, o pai, o amigo, o músico, o artista multifacetado, sua forma única de olhar a vida e as pessoas, sua permanente fonte de inspiração.

Verifique também

Giro FENAMP: confira as últimas notícias da Federação

Confira as últimas notícias diretamente da FENAMP: STF forma maioria na Adin 6219. Luiz Fux …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.