Confira o boletim informativo desta semana


https://soundcloud.com/sindsemp-maranhao/boletim-25-de-novembro

85% dos servidores estão em risco de adoecimento mental, aponta pesquisa do CNMP

Participe da Promoção de Natal do Clube FENAMP e concorra a prêmios!

Prazo para requerer ajuda de custo para confraternizações de fim de ano na sua promotoria

Encontro nacional de servidores do MP começa neste domingo

Pilotos e comissários de voo prometem greve nacional a partir de segunda (29)


Olá, servidor!

A Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CES/CNMP) divulgou o relatório final da pesquisa “Atenção à Saúde Mental de Membros e Servidores do Ministério Público: Fatores Psicossociais no Trabalho no contexto da pandemia de Covid-19”. O estudo, de cujo 82,3% dos respondentes são servidores, identificou índices preocupantes de assédio moral e violência psicológica no trabalho, sobrecarga de demandas e risco de adoecimento mental.

Uma proposta de resolução para estabelecer a Política Nacional de Atenção Continuada à Saúde Mental no âmbito do Ministério Público Brasileiro foi apresentada pela então conselheira e presidente da CES/CNMP, Sandra Krieger, em outubro deste ano, após a divulgação dos primeiros dados da pesquisa.

Ao todo, a pesquisa teve 4.077 respondentes. Quase a totalidade da amostra (86,5%) atua no Ministério Público Estadual e 82,3% são servidores. 

O estudo mapeou situações e comportamentos dentro da instituição que podem funcionar como riscos psicossociais para o adoecimento ou fatores protetivos. Para os servidores, questões relativas à organização do trabalho, promovem esgotamento mental, “que se caracteriza por sentimentos de injustiça, desânimo, sobrecarga e desgaste ou cansaço pelo trabalho, somado à falta de autonomia e baixa participação nas decisões sobre o trabalho”.

Você pode conferir o resultado completo em nosso site, www.sindsemp-ma.org.br, e conferir as respostas da pesquisa. A gente lembra sobre a importância de cuidar da saúde mental e procurar ajuda. Lembre-se que o Sindsemp-MA oferece atendimento psicológico gratuito para os filiados. Para mais informações, acesse nosso site.

Termina na próxima terça-feira, 30 de novembro, o prazo para requerer ajuda de custo para as confraternizações de fim de ano. Para quem não sabe, o Sindsemp-MA disponibiliza uma parte de sua verba para ser dividida entre as regionais, calculada de acordo com o número de sindicalizados de cada regional, para ser utilizada em diversas atividades, como distribuição de brindes, plantão jurídico, confraternizações em datas comemorativas, cursos, e muito mais.

Com essa ajuda de custo, é possível organizar confraternizações neste período de fim de ano que se aproxima. Para mais informações sobre isso, fale com a gente pelo nosso e-mail [email protected].

Os pedidos podem ser feitos até o dia 30 de novembro, pelo e-mail [email protected], informando:

1) Valor solicitado;

2) Conta bancária para pagamento/reembolso; e

3) Quantitativo e listagem nominal dos filiados que participarão do evento.

A Diretoria do Sindsemp/MA analisará as propostas de acordo com a quantidade de solicitações recebidas, tendo como teto o valor orçado para as atividades das regionais.

Para efeitos de comprovação de despesa, o solicitante deve enviar:

1) Informações e fotos dos eventos para divulgação em nosso site e redes sociais.

2) Comprovante das despesas; e

3) Recibo do valor recebido.

Ainda falando de fim de ano, a gente te convida a participar da promoção de natal do Clube FEnamp, que vai sortear 10 prêmios pra você!

Para participar é muito fácil: Basta estar cadastrado no Clube FENAMP e fazer login na plataforma durante o período da promoção, que vai de 18 de novembro a 17 de dezembro!

Se você ainda não faz parte do Clube, basta se cadastrar até o dia do sorteio!

Confira a lista de prêmios em nosso site. 

Começa neste domingo, dia 28, o Encontro Nacional dos servidores do MP 2021, que será realizado de forma híbrida até o dia 30 de novembro, em Brasíla, com participação virtual e presencial.  Não deixe de participar e se inscrever no site  https://fena.mp/encontro2021-inscricao

A programação completa está disponível no site da fenamp, é só acessar: www.fenamp.org.br

Pilotos e comissários de voo aprovaram a deflagração de uma greve nacional a partir de segunda-feira (29), informou o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A paralisação é por tempo indeterminado.

Segundo o sindicato, a categoria é “contra a intransigência das companhias aéreas nas negociações da renovação da convenção coletiva de trabalho”. A categoria reivindica reajuste salarial que contemple a reposição das perdas inflacionárias nos últimos dois anos, seguindo o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período de 1º de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2021.

“Em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação de 50% dos tripulantes por dia, enquanto os outros 50% permanecerão em serviço”, informou o SNA.

Verifique também

Luta pela reposição inflacionária: confira a linha do tempo até agora

Com quase 60% de perdas salariais ocasionadas pela inflação acumulada, os servidores do Ministério Público …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.