Confira o que foi discutido na última reunião da diretoria do Sindsemp-MA

Na última terça-feira (2), a Diretoria Executiva do Sindsemp-MA se reuniu para tratar do acompanhamento das pautas deste ano, tendo sido discutido, dentre outros temas, a implantação dos 6.1% para aposentados e pensionistas, em que o Sindicato decidiu por peticionar nos autos da ação judicial, dada a não implantação até o momento, apesar da Procuradoria-Geral de Justiça já ter feito o informe à Procuradoria-Geral do Estado. 

Também foi discutido o retroativo do quinquênio, em que, a partir do indeferimento do pedido de reconsideração pela PGJ, a diretoria decidiu consultar os advogados sobre a possibilidade de ação judicial. Na reunião, também foi pautada a regulamentação do afastamento de servidores para participação em cursos de Doutorado, Mestrado e outros, em que se decidiu pelo pedido de reconsideração, em função do indeferimento do pedido pela PGJ.

Sobre a reposição e abono do auxílio alimentação, que também foi pauta da reunião da diretoria, também foi decidido por fazer pedido de reconsideração, após o indeferimento do pedido pela da PGJ.

Além destes e outros assuntos, sobre a campanha de valorização do servidor sindicalizado, com brindes que promovam a imagem do sindicato, a diretoria deliberou sobre os diversos orçamentos realizados e, por fim, escolheu o kit a ser adquirido e distribuído nas plenárias anuais que serão realizadas.

Reunião da FENAMP

Na terça-feira, também foi realizada reunião da Coordenação Executiva da FENAMP, cujo objetivo foi tratar do acompanhamento das pautas anuais e das intercorrências. Foram feitas, dentre outras deliberações, um balanço sobre as atividades até o momento sobre: as campanhas prioritárias, os processos que tramitam no CNMP, como as propostas de alteração das resoluções 223/2020, 237/2021 e proposta de resolução que versa sobre a política nacional de saúde mental. 

Também foram discutidas as medidas a serem tomadas frente ao intento da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, a CONAMP, de redistribuir, sem previsão legal, várias das Ações Diretas de Inconstitucionalidade da ANSEMP e que versam sobre a situação dos cargos comissionados em diversos estados, incluindo o Maranhão, para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),  Nunes Marques.

Nesta quinta-feira, 4 de agosto, a FENAMP e ANSEMP convocam as entidades estaduais, incluindo o Sindsemp-MA, e seus respectivos jurídicos, para tratar do pedido da CONAMP, seus possíveis impactos para todas as ADIns, informe sobre as medidas já tomadas e as que ainda serão.

Dentre as Ações Diretas de Inconstitucionalidade em questão,  ADI 6246, que questiona oito leis estaduais que criaram 548 cargos comissionados no MPMA e que segue em tramitação, assim como a ADI 6369, que questiona o parágrafo único do artigo 9 da Lei 8.077/2004, que excluiu do cálculo do percentual reservado aos servidores efetivos os cargos comissionados com atuação nos gabinetes de Promotoria e Procuradoria de Justiça.

Continue atento às nossas redes sociais para acompanhar todas as ações.

Verifique também

Luta pela reposição inflacionária: confira a linha do tempo até agora

Com quase 60% de perdas salariais ocasionadas pela inflação acumulada, os servidores do Ministério Público …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.