Congresso de Servidores do MP/PE debate sobre precarização do trabalho

A precarização do trabalho do serviço público foi tema central de debate no 1º Congresso de Servidores do Ministério Público de Pernambuco, realizado nos dias 07 a 09 de novembro, em Recife/PE, promovido pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemp/PE).

A coordenadora da Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp), Vânia Leal, participou da mesa de abertura representando os servidores do Ministério Público do Estado do Maranhão (MP/MA). Também fizeram parte da mesa o presidente do Sindsemp/PE, Fernando Ribamar, o presidente da Ansemp, Aldo Clemente, e a representante do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Jackeline Natal.

O evento discutiu sobre as transformações ocorridas no mundo do trabalho, relacionadas à reestruturação produtiva do país a partir da década de 1990, e suas consequências para os trabalhadores, especialmente os que fazem parte do serviço público do Estado.

A ocasião contou com palestra da cientista social e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lana Bleicher, que promoveu reflexão sobre “O mito do servidor improdutivo e a superexploração do trabalho”, explanando sobre as condições de vulnerabilidade em que os trabalhadores brasileiros se encontram: “A intensificação da flexibilidade, a retirada de direitos que foram conquistados, a fragilização do movimento sindical, tudo isso leva à superexploração do trabalho”.

Bleicher destaca ainda que tais retrocessos atingem diretamente os servidores públicos, ao mesmo tempo em que foi construído um mito de que estes são improdutivos e privilegiados, quando na verdade houve intensificação das atividades, remuneração abaixo do valor real e aumento significativo dos casos de assédio e adoecimento no trabalho.

Durante o Congresso, o Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos (Ilase) apresentou a produção do 2º Anuário Estatístico com o mapa da exploração dos trabalhadores no Brasil e o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps), mostrando a proposta de criação do Fórum Sindical e Popular de Defesa dos Direitos e Liberdades Democráticas.

Fonte: Sindsemp/PE

Verifique também

Nota de esclarecimento da empresa responsável pelo pagamento dos trabalhadores terceirizados do MPMA

Nota de esclarecimento – Nacional Serviços Integrados NOTA-ATRASO-SALARIO-PGJ-1Baixar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.