Conselho de Representantes de Base aprova ato público em julho

Em reunião realizada no último sábado (24), na sede do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Maranhão (SINDSEMP-MA), o Conselho de Representantes Sindicais de Base discutiu pontos relacionadas à organização da entidade. Os participantes puderam expor questionamentos e propor melhorias acerca das condições de trabalho e da atuação sindical.

A pauta de debates incluiu questões como a Revisão do Plano de Cargos, sobre a qual foram levantadas reivindicações e pensadas formas de mobilização para implementá-las. Além disso, a assembleia aprovou o calendário de atividades regionais do Sindicato e efetivou a posse dos novos representantes de base, que serão responsáveis por participar das deliberações do SINDSEMP-MA durante o biênio 2014/2016.

O Conselho também aprovou a criação de 14 polos regionais sindicais. São eles: Acailandia, Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Maracaçumé, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosario, Santa Ines, São Luís e Viana. Também foi aprovado a destinação de R$ 500, 00 por semestre para cada regional organizar seus eventos, além de R$ 50, 00 mensais como ajuda de custeio para as atividades sindicais de cada representante.

Os representantes sindicais também deliberaram pela realização de uma ato público, na capital, após a copa do mundo. O ato será parte da mobilização em prol da aprovação das reivindicações da categoria. Deliberou-se ainda sobre cumprimento de jornada de trabalho diária, sobre adicional de qualificação para servidores do ultimo concurso, sobre interstício de 06 meses no concurso de remoção, sobre incorporação dos 20% de risco de vida, sobre uso do banco de horas, sobre ampliação da assessoria jurídica para o sindicalizados, sobre realização de plantões, sobre uso de diárias por dirigentes sindicais e sobre reforma do estatuto do sindicato.

A campanha “Por um Ministério Público de Todos” também foi tópico de discussão, na qual foram esclarecidas as metas e articulações para o movimento. Segundo Valdeny Barros, presidente do Sindicato, a ideia é construir uma luta em que todos possam contribuir para que a categoria seja valorizada e que os direitos sociais do povo sejam garantidos: “O Ministério Público pode fazer muito mais no combate a corrupção e a defesa dos direitos sociais, mas para que isso aconteça é preciso ampliar a presença de servidores concursados e motivados em cada promotoria, pois afinal são eles que atendem diretamente a população”, ressalta.

A próxima reunião do Conselho de Representantes será em setembro.

Verifique também

Luta pela reposição inflacionária: confira a linha do tempo até agora

Com quase 60% de perdas salariais ocasionadas pela inflação acumulada, os servidores do Ministério Público …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.