É hora de redobrar os cuidados. Saiba como.

COVID-19: casos aumentam no MA. Saiba como reforçar os cuidados

É hora de redobrar os cuidados. Saiba como.

Nesse último domingo (7), de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o número de casos confirmados de COVID-19 no Maranhão chegou a 209.778, preocupando autoridades sanitárias em todo o estado.

Nas últimas 24 horas, 176 novas infecções foram contabilidades, sendo 31 na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 15 em Imperatriz e 128 nos demais municípios do estado. Além disso, 10 pessoas morreram nas últimas 24 horas em decorrência de complicações por conta da COVID-19.

O que pode explicar o crescimento

O número de aglomerações registradas por todo o estado também é preocupante. Com a queda no número de casos graves no último trimestre de 2020, muitos maranhenses afrouxaram os cuidados no combate e prevenção da COVID-19.

De acordo com especialistas, a alta no número de infectados pode ser explicada pelas aglomerações cada vez maiores, assim como pelas festas de fim de ano, que movimentaram milhares de pessoas em todos os municípios.

Reforce os cuidados no trabalho

A ampliação nos números relacionados à COVID, assim como a preocupante proliferação das variantes da doença, pode ser evitada com os cuidados básicos de higiene recomendados pela Organização Mundial da Saúde desde março do ano passado, quando a pandemia começou.

Os cuidados incluem evitar aglomerações, manter um distanciamento mínimo de 1,5 metro de outras pessoas, usar máscara e constantemente higienizar as mãos com álcool em gel.

Higienize sua mesa de trabalho

A higienização pode ser feita com álcool em gel 70%. Passe um pano umedecido com o álcool no teclado, mesa, e todos os objetos que você usa com frequência.

Não tire a máscara para conversar com seus colegas

Mantenha a máscara no rosto para proteger a si mesmo e também aos seus colegas. Mantenha uma distância segura. Se precisar tossir ou espirrar, lembre-se da forma correta de fazer isso em ambientes públicos:

Resultado de imagem para como espirrar

Por que usar máscara?

As máscaras são uma barreira simples para ajudar a evitar que suas gotículas respiratórias cheguem a outras pessoas. Estudos mostram que as máscaras reduzem o spray de gotículas quando usadas sobre o nariz e a boca. Você deve usar uma máscara, mesmo que não se sinta doente, pois mesmo que esteja assintomático, mas contaminado, você pode infectar outras pessoas.

Por que usar álcool em gel?

Ao tocar superfícies ou objetos contaminados com o vírus, você pode levar as mãos ao rosto, boca e olhos, iniciando o processo de infecção no seu organismo. Por isso, é fundamental reforçar um hábito básico de higiene: lavar as mãos com água e sabão. E quando não for possível, o álcool gel é, sim, um substituto para essa higienização.

O álcool em gel, por ser considerado antisséptico ajuda na prevenção ao contágio pelo coronavírus e sua indicação pauta-se nas medidas de prevenção ao contágio de doenças respiratórias.

Estudos demonstram melhor eficácia do produto em soluções 70%, que é o recomendado pela Anvisa, para os serviços de saúde brasileiros e o indicado pela OMS na Lista de Medicamentos Essenciais.

Vacinas no Maranhão

Chegaram nesse domingo, no Maranhão, novas 71.400 doses da vacina que garantirá mais 34.024 pessoas imunizadas no estado. Estão no público-alvo desta etapa profissionais de saúde e população idosa de 90 anos ou mais, de acordo com o Ministério da Saúde.

Nesta segunda-feira (8) deve iniciar a distribuição para as regionais de saúde de Itapecuru, Rosário, Codó e Imperatriz.

Sindsemp-Ma com você

Avaliando o agravamento no cenário pandêmico no estado e na capital, na última semana, o Sindsemp-ma enviou ofício à PGJ requerendo a inclusão de todas as unidades ministeriais de São Luís no teletrabalho. A medida visa oferecer maior segurança e saúde ao servidores que precisam se expor diariamente a uma potencial contaminação no contato com outros colegas no ambiente de trabalho.

Você pode ler a matéria completa clicando aqui.

Siga o Sindsemp-MA nas redes e continue por dentro de todas as ações do sindicato que está sempre lutando pelos seus direitos.

Não esqueça: previna-se. Ainda não vencemos esta batalha.

Verifique também

PANDEMIA: Flávio Dino decreta estado de calamidade pública no Maranhão

O governador Flávio Dino (PSB) renovou o estado de calamidade pública em todo o Maranhão, devido ao …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.