FENAMP: Um ano marcado por uma rápida consolidação

O primeiro ano da FENAMP foi de muito trabalho e ação política. A fundação, realizada em São Luís do Maranhão cumpriu o papel de afirmar o FORUMMP, com a definição de um grande passo na organização nacional dos trabalhadores do Ministério Público.
A partir das doze entidades fundadoras, realizamos um intenso esforço organizativo, com o registro junto ao cartório de Pessoa Jurídica de Brasília e junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. A busca pela expansão da dimensão da Federação logo encontrou grandes parceiros que foram agregando valor a esta construção coletiva. O SIMPEAL, de Alagoas, filiou à FENAMP em Agosto. SINDSEMP-SE, de Sergipe, em setembro. Logo na sequência, tivemos as adesões de Sindsemp-PI, do Piauí, do Sindsempe-RR, do Sindsemp-AP, em outubro e, finalmente, em novembro, do Sindsemp-AM. Em 2017, avançamos com as adesões do Sindsemp-RJ e do Sindsemp-MT. Desta forma, com esforço coletivo e desprendimento de vários sindicatos estaduais, consolidamos a FENAMP como a entidade representativa da ampla maioria dos Estados.
Apoiamos a realização do II Encontro Nacional do FórumMP, realizado em outubro na cidade de Curitiba, quando debatemos a democratização do Ministério Público e o combate ao Assédio Moral.
Procuramos, ainda, criar laços de relacionamento com entidades parceiras, como FENAJUFE, FENASTC, FENAJUD, CONACATE, e começamos a marcar presença no Congresso Nacional, na defesa da PEC do Voto, da PEC da Cadeira, e contra o PLP257/2016, a PEC 55/2016 e as Reformas da Previdência e Trabalhista. Nos associamos ao DIAP, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, que tem nos auxiliado a desbravar os meandros das articulações políticas no Congresso Nacional.
Conquistamos nossa carta sindical e, com ela, o reconhecimento estatal do que as entidades de base já reconhecem com sua adesão. A FENAMP é a entidade sindical representativa dos servidores dos Ministérios Públicos Estaduais.
Um olhar para o fortalecimento da base da nossa federação
Foi um ano marcado também por um forte olhar para o fortalecimento da base da nossa entidade nacional. Por isso, acompanhamos os pedidos de Registro Sindical, de atualização dos dados no Ministério do Trabalho. Apoiamos decisivamente as conquistas das cartas sindicais do SIMPEAL e do SINDSEMP-AM. Procuramos auxiliar estados em sua comunicação com a base, a criação do Clube de Benefícios, o acompanhamento de assembleias e de processos junto ao Conselho Nacional do Ministério Público. Temos muito a avançar, mas certamente este primeiro ano é uma prova de que estamos no caminho certo. Nos próximos meses, deverá ser lançada uma campanha nacional de filiação, com o objetivo de permanentemente fortalecer a representatividade das nossas entidades de base.
Muito por avançar
Ao completar um ano de existência, a FENAMP quer reafirmar seus compromissos de respeito a base da categoria, de construção de um sindicalismo classista e combativo. Vamos juntos chegar a todos os estados brasileiros, estarmos acompanhando as demandas nas bases, implementar um programa nacional de formação sindical, criar uma agenda legislativa permanente e uma política nacional de intervenção do nosso jurídico, garantir a presença da FENAMP nas articulações nacionais em defesa dos servidores e serviços públicos e ampliar a estrutura da Federação para responder aos desafios da tão complexa conjuntura que vivemos.
Fonte: Fenamp

Verifique também

Nota de esclarecimento da empresa responsável pelo pagamento dos trabalhadores terceirizados do MPMA

Nota de esclarecimento – Nacional Serviços Integrados NOTA-ATRASO-SALARIO-PGJ-1Baixar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.