Luta sindical: a importância das entidades nacionais Fenamp e Ansemp para o sindicato

No último dia 27, tiveram início os trabalhos do Encontro Nacional dos Servidores do Ministério Público 2022, II Congresso Ordinário da FENAMP e XXIV Assembleia Geral da ANSEMP. O encontro, que pauta as próximas lutas nacionais, dentre outros assuntos, acende a necessidade de discutir a importância das entidades nacionais para fortalecer a luta das entidades locais, como o Sindsemp-MA

No último ano, a Federação Nacional Dos Servidores Dos Ministérios Públicos Estaduais – Fenamp fortaleceu ainda mais a parceria com a Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público – ANSEMP, o que resultou em uma atuação mais assertiva e mais presente no dia a dia dos servidores dos MPs estaduais, bem como dos sindicatos.

Com o engajamento da coordenação da FENAMP e da diretoria da ANSEMP, toda a categoria foi beneficiada com uma série de ações em prol dos servidores, cujas repercussões positivas são sentidas dia após dia.

É assim que as lutas do Sindsemp-Ma e de todos os servidores do Ministério Público do Maranhão conseguem ser mais objetivas e ir mais longe. 

Sindsemp-MA na FENAMP

Durante o Encontro Nacional dos Servidores, que se encerra hoje (29), foi realizada a eleição da nova gestão da entidade. A chapa Avante FENAMP, de candidatura única, foi eleita para o triênio 2022/2025. Na composição da direção da entidade, quatro maranhenses irão integrar a próxima gestão: a diretora-presidente do Sindsemp-MA, Vânia Leal Nunes e Valdeny Barros como coordenadores, e o diretor vice-presidente do Sindsemp-MA, Dionatã Lima, junto a Marcus Krause, como conselheiros fiscais suplentes.

Ações

A atuação das entidades nacionais impactou positivamente o avanço das lutas locais. Em 2022, por exemplo, os servidores do MPMA estiveram representados pelas duas entidades em Brasília, onde foi realizada intensa atuação parlamentar para impedir a perda de direitos por meio de projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados.

A Fenamp e Ansemp contrataram uma nova assessoria legislativa, realizaram diversas caravanas para a capital federal, participação em audiências públicas, reuniões com parlamentares, além de mobilizar a categoria em torno das pautas mais importantes.

A atuação das duas entidades a nível nacional também contribuiu para o trabalho dos sindicatos, como o Sindsemp-MA, em assuntos como às vedações a Lei Complementar 173/20, por meio de notas técnicas elaboradas pelos setores jurídicos das duas entidades, que fomentou a atuação dos sindicatos estaduais em temas como esse. 

A FENAMP e a ANSEMP também contribuíram para uma categoria mais consciente, por meio da formação de dirigentes e da base com os cursos de Comunicação Digital e Formação de Lideranças, ministrados por profissionais altamente qualificados. O objetivo das formações foi capacitar os servidores a enfrentarem os desafios da atuação sindical no século 21, de modo que seja possível conquistar novos direitos. 

Observatório Nacional do MP

Estas são apenas algumas das atuações das duas entidades que impactam diretamente o andamento das nossas ações no Sindsemp-MA, para os servidores do Ministério Público do Maranhão. O diálogo constante com entidades de todo o Brasil permite o desenvolvimento de novos projetos, campanhas e lutas, que irão facilitar o seu dia a dia, como servidor do Ministério Público.

Por fim, numa conquista mais recente, o Observatório Nacional do Ministério Público, lançado durante o Encontro Nacional de 2022, passa a reunir dados de todo o país, propiciando as informações necessárias para auxiliar e fundamentar as negociações das entidades.

Para 2022, as lutas nacionais, integradas às nossas lutas locais, irão fortalecer o sindicato que está sempre lutando pelos seus direitos. Participe das discussões e seja um servidor presente na construção das nossas próximas ações.

Para acompanhar o que foi discutido no Encontro Nacional dos Servidores 2022, acesse www.fenamp.org.br

Juntos, somos mais fortes. 

Verifique também

Convocação para eleição Sindsemp/MA 2024: confira calendário e mais

EDITAL DE ELEIÇÃO – Nº 01/2024 ATO DE CONVOCAÇÃO  A Diretoria Executiva do Sindicato dos …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.