Mindfulness: conheça a prática que reduz stress e ansiedade por meio da atenção plena

Você conhece a prática de atenção plena Mindfulness? Por meio da atividade, que exercita a concentração e atenção a si, às sensações, ao ambiente e à respiração, é possível obter inúmeros benefícios que resultarão em mais qualidade de vida e saúde mental.

Se já ouviu falar ou leu sobre a meditação de mindfulness – também conhecida como mindfulness – pode estar curioso sobre como praticá-la. Descubra como fazer exercícios de consciência e como eles o podem beneficiar a sua vida.

O que é a mindfulness?
Mindfulness é um tipo de meditação em que se concentra em estar intensamente consciente do que você está sentindo e pensando no momento, sem julgamentos. Praticar o mindfulness envolve métodos respiratórios, imagens guiadas, e outras práticas para relaxar o corpo e a mente e ajudar a reduzir o stress.

Passar demasiado tempo a planejar, a resolver problemas, a sonhar acordado, ou a pensar pensamentos negativos ou aleatórios, pode drenar a energia mental, te deixando cansado ou mal humorado. Pode também aumentar a probabilidade de sofrer de stress, ansiedade e sintomas de depressão. A prática de exercícios de atenção pode ajudá-lo a desviar a sua atenção deste tipo de pensamentos e a envolver-se com o mundo à sua volta.

Quais são os benefícios da meditação?
A meditação tem sido estudada em muitos ensaios clínicos. As provas gerais apoiam a eficácia da meditação para várias condições, incluindo:

Stress
Ansiedade
Dor
Depressão
Insônia

Tensão arterial elevada (hipertensão arterial)
As pesquisas preliminares indicam que a meditação também pode ajudar pessoas com asma e fibromialgia.

A meditação pode ajudá-lo a experimentar pensamentos e emoções com maior equilíbrio e aceitação, auxiliando a:

Melhorar a atenção
Diminuir a queima de postos de trabalho
Melhorar o sono

Quais são alguns exemplos de exercícios de mindfulness?


Há muitas formas simples de praticar a atenção. Alguns exemplos incluem:

Preste atenção.

É difícil parar e reparar nas coisas num mundo atarefado. Tente tirar o tempo necessário para experimentar o seu ambiente com todos os seus sentidos – tato, som, visão, olfato e paladar. Por exemplo, quando comer uma comida favorita, reserve um tempo para cheirar, provar e desfrutar verdadeiramente dela.


Viva o momento. Tente intencionalmente trazer uma atenção aberta, acolhedora e perspicaz a tudo o que faz. Encontre a alegria nos prazeres simples.


Aceite-se a si próprio. Trate-se da forma como trataria um bom amigo.


Concentre-se na sua respiração. Quando tiver pensamentos negativos, tente sentar-se, respirar fundo e fechar os olhos. Concentre-se na sua respiração enquanto ela entra e sai do seu corpo. Sentar-se e respirar durante apenas um minuto pode ajudar.

Também pode tentar exercícios de consciência mais estruturados, como por exemplo:

Meditação de body scan: deite-se de costas com as pernas estendidas e os braços de lado, com as palmas das mãos viradas para cima. Concentre a sua atenção lenta e deliberadamente em cada parte do corpo, em ordem, dos pés à cabeça ou da cabeça aos pés. Esteja atento a quaisquer sensações, emoções ou pensamentos associados a cada parte do seu corpo.
Meditação sentada. Sente-se confortavelmente de costas, com os pés bem no chão e as mãos no colo. Respire pelo nariz, concentrando-se na respiração a entrar e a sair do corpo. Se as sensações físicas ou pensamentos interromperem a sua meditação, anote a experiência e depois volte a concentrar-se na sua respiração.
Meditação ambulante. Encontre um lugar calmo com 10 a 20 pés de comprimento, e comece a andar devagar. Concentre-se na experiência de caminhar, estando consciente das sensações de estar de pé e dos movimentos subtis que mantêm o seu equilíbrio. Quando chegar ao fim do seu caminho, vire-se e continue a caminhar, mantendo a consciência das suas sensações.


Quando e com que frequência devo praticar exercícios de atenção?
Depende do tipo de exercício de consciência que planeia fazer.

Exercícios simples de atenção podem ser praticados em qualquer lugar e em qualquer altura. A investigação indica que o envolvimento dos seus sentidos ao ar livre é especialmente benéfico.

Para exercícios mais estruturados de mente, tais como meditação corporal ou meditação sentada, será preciso reservar mais tempo quando puder estar num lugar calmo, sem distrações ou interrupções. É um ótimo exercício para ser realizado ao acordar.

Procure praticar a atenção todos os dias durante cerca de seis meses. Com o tempo, poderá descobrir que a atenção está sendo praticada sem esforço. Pense nisso como um compromisso para se reconectar e nutrir a si próprio.

Verifique também

Gympass gratuito para você!

Sabia que você tem direito a um benefício exclusivo e GRATUITO de bem-estar, para manter …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.