Ouça o Boletim Informativo desta semana

Olá, servidor! 

A escolha dos novos dirigentes para cargos da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal está se aproximando. As Eleições Sindsemp-MA 2022 começam na próxima segunda-feira (21), a partir das 9h, e se encerram às 17h do dia 23 de fevereiro. Sua participação é fundamental para fortalecer o nosso processo democrático, por isso, não deixe de votar.

O processo de eleição dos novos dirigentes será por meio da nossa plataforma on-line, tendo início às 9h do dia 21. Nosso objetivo é que todos os sindicalizados participem ativamente deste processo, demonstrando, com o voto, o que a categoria almeja para o Sindsemp-MA no biênio 2022-2023.

Conforme anunciado nas últimas semanas, a única chapa inscrita é a Sempre Avante, Sindsemp!, composta por: Diretor-presidente: Vânia Leal Nunes; Diretor vice-presidente: Dionatã Silva Lima; Diretor Administrativo e Financeiro: Vicemir Fontenelle Barros; Diretor de Comunicação: Sherly Santos; Diretor de Assuntos Jurídicos: Marcos Paulo Soares.

As demais opções para voto são branco e nulo.

Lembramos que a eleição para o Conselho Fiscal será realizada na Assembleia Ordinária de março.

É muito importante que você participe das nossas eleições, pra que saibamos, por meio do seu voto, o que você quer para o Sindsemp-Ma nos próximos dois anos. Por isso, participe! É simples e fácil votar.

Para registrar seu voto, é necessário acessar o sistema de votação, por meio do link que vamos enviar para o e-mail que você cadastrou para receber nossos informes. Caso vocÊ tenha dúvida sobre qual e-mail está cadastrado, é só falar com a gente pelo whatsapp ou através do nosso e-mail.

Clicando no link e fornecendo a senha disponibilizada pelo sistema, o usuário será encaminhado à plataforma de votação, onde deverá votar nas opções disponíveis: chapa “Sempre Avante, Sindsemp!”, branco ou nulo.

E pronto! Você logo verá uma mensagem de confirmação.  A votação seguirá até às 17h do dia 23 de fevereiro. A apuração eletrônica será realizada em seguida, e o resultado será publicado no mesmo dia (23 de fevereiro), às 19h. Fique atento! Participe das eleições e construa um Sindsemp-MA cada vez melhor para toda a categoria.

—-

Nas últimas semanas, o Sindsemp-MA realizou a eleição de novos representantes sindicais de base em diversas regionais por todo o estado. A escolha dos novos representantes antecede a eleição dos cargos da Diretoria Executiva.

NOVOS REPRESENTANTES

REGIONAL 1 – AÇAILÂNDIA

Isaias de Castro O. Neto (Arame)

REGIONAL 2 – BACABAL

Jonas Fernandes de Oliveira (Poção de Pedras)

Marcus Periks B. Krause (Pedreiras)

REGIONAL 3 – BALSAS

Fábio da Silva Furtado (São Raimundo das Mangabeiras)

Gilson Santos Lima (Balsas)

REGIONAL 4 – CAXIAS

Ariadne Maria de C. L. Cardoso (Caxias)

Luciana Maria C. L. do Nascimento (Timon)

Maria dos Remedis C. de Sousa (Caxias) – RSB por cargo

Adson Antônio Portela (Timon) – RSB por cargo

REGIONAL 5 – CHAPADINHA

Luciano Alves dos Santos (Santa Quitéria)

Hélio Silva Pessoa (Chapadinha)

REGIONAL 7 – ITAPECURU MIRIM

Gilcênio Juvenal de Lima Junior (Itapecuru-Mirim)

As demais regionais terão seus representantes eleitos nos próximos dias. Fique atento.

O CRSB é um conselho consultivo e deliberativo, que, na hierarquia do Sindsemp-MA, está abaixo apenas da Assembleia Geral. Isso significa que os representantes sindicais de base estão em constante contato com a Diretoria Executiva e com o Conselho Fiscal, deliberando acerca de decisões importantes para todos os servidores. Por isso, participe das eleições dos representantes da sua regional! Sua participação faz a diferença.

——-

No início desta semana, o Banco Central liberou uma nova plataforma de consulta para quem tem valores a receber de bancos e outros integrantes do sistema financeiro. Além das vantagens de receber o dinheiro, muitas vezes esquecido, a notícia também deve acender o alerta para a prática de golpes, alerta o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA).

Muita gente não sabe direito como funciona e, é nesse desconhecimento que criminosos se aproveitam para a prática de golpes; por isso, o alerta do Procon-MA é que o consumidor esteja atento ao site oficial disponibilizado pelo Banco Central.

A verificação sobre a existência de tais valores deve ser feita unicamente por meio do site: valoresareceber.bcb.gov.br. Dessa forma, o consumidor deve evitar clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram e jamais fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

—–

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Instituto Rio Branco, publicou o edital do concurso para a carreira de diplomata. A seleção conta com 34 vagas, de nível superior em qualquer área. O documento com todas as informações do certame foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (16/02).

Do total das oportunidades, 25 são para ampla concorrência, sete para candidatos negros e duas para deficientes. O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) é o responsável por organizar a seleção.

Os ganhos da carreira incluem R$19.199,06 de salário base e R$458 de auxílio-alimentação.

—-

Em janeiro, o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que criou o margo legal da geração própria de energia, conhecida como geração distribuída. A geração própria de energia se dá, por exemplo, com o uso de painéis fotovoltaicos para energia solar. Quem faz o uso de energia solar recebe um subsídio ao não pagar pelo custo da distribuição.

Hoje, quem já faz a própria geração de energia não paga tarifas pelo custo de distribuição. O projeto mantém esse benefício até 2045.

O marco legal proporcionou mais segurança jurídica para quem produz a própria energia,

Além dos beneficiários atuais, quem solicitar o serviço até 12 meses depois da lei sancionada – ou seja, até 7 de janeiro 2023 – contará com o subsídio.Para os consumidores que aderirem até meados de julho de 2023, haverá um “desconto” de 4,1% na energia injetada na rede para custear a in fraestrutura elétrica.

O consumidor que estiver nesse grupo terá uma regra de transição mais longa, até 2030.

A partir de 2031, o consumidor cai numa nova regra que ainda será estabelecida com base em novos cálculos da Aneel.

Verifique também

Sindsemp/MA convoca servidores para Assembleia Geral Virtual Extraordinária

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Maranhão – SINDSEMP/MA convoca, conforme …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.