O Sindsemp-MA disponibiliza aos servidores associados o benefício do atendimento psicológico virtual. Confira na aba Benefícios em nosso site.

SETEMBRO AMARELO: Por que e onde começar a fazer terapia

O Sindsemp-MA disponibiliza aos servidores associados o benefício do atendimento psicológico virtual. Confira na aba Benefícios em nosso site.

Você não precisa ter um grande trauma para superar ou uma grande angústia para começar a fazer terapia. Terapia é para todo mundo, desde que haja alguma queixa, uma vontade de se conhecer melhor e trabalhar questões que afetam suas relações interpessoais.

Qualquer incômodo sobre os rumos da própria vida já são um motivo válido para procurar um psicanalista ou psicólogo – profissionais que irão fazer uma escuta ativa e sem julgamentos para auxiliar você na sua jornada de autoconhecimento e cuidados mentais.

Se nunca foi a um terapeuta, talvez você se pergunte o que é que as pessoas ganham em falar uma vez por semana a um quase desconhecido sobre as suas lutas na vida.

Os terapeutas guiam as pessoas através de algumas das experiências mais pessoais e dolorosas das suas vidas, ajudando-as a superar a depressão, a lidar com os lutos e perdas, e a parar o comportamento auto-destrutivo (entre outras questões).

Mas, embora os resultados da terapia sejam muitas vezes impressionantes, o processo pode parecer misterioso – mesmo milagroso – quando não se compreende o que está a acontecer no consultório.

 A psicoterapia consiste em um conjunto de práticas terapêuticas entre um paciente e psicólogo com a intenção de diminuir sofrimentos, interpretar os eventos e acontecimentos da vida de uma pessoa.

Por que fazer?

  • Um enorme benefício da terapia é que os seus efeitos são duradouros. Isto deve-se não só ao fato de estar progressivamente se livrando de hábitos auto-destrutivos, mas também ao fato de conseguir desenvolver as ferramentas que irão lhe ajudar a lidar com coisas futuras.
  • Trauma psicológico, ou mesmo acontecimentos em geral, pode desencadear sintomas físicos – e a depressão e a ansiedade são bem conhecidas por terem efeitos físicos significativos, e às vezes debilitantes. Ir à terapia, supondo que seja bem sucedida, pode ajudar a dissipar estes problemas.
  • As emoções reprimidas voltarão para assombrar você mais tarde, por isso é importante cuidar e tratá-las. O inconveniente mais sério de não falar sobre as coisas pode ser que sentimentos e traumas não expressos podem se acumular e explodir mais tarde.
  • Um benefício fantástico da terapia é que ela não só ajuda você a se entender melhor, mas também ajuda você a entender as outras pessoas. Quando mantemos pensamentos negativos sem processá-los, eles se enraízam para que possamos ver o mundo através dessa lente – e fazemos muitas suposições que podem ou não ser verdadeiras.

Entenda o que esperar de um processo terapêutico

Terapia não é um “tratamento de saúde” como outro qualquer, por assim dizer. É um processo que requer abertura, entrega e paciência. Por isso, é importante lembrar que o resultado requer tempo e trabalho em si mesmo. Nada é instantâneo, especialmente no processo terapêutico.

Terapias de cunho comportamental até usam a ideia de alta, já que costumam trabalhar com os sintomas (e não necessariamente com a causa), mas, no geral, terapias são processos não-lineares sem duração determinada.

Onde fazer terapia

Sindsemp-MA

O Sindsemp-MA oferece aos servidores sindicalizados um excelente benefício para cuidados com a saúde mental: atendimento psicológico virtual.

Comece hoje a desfrutar dos benefícios de uma mente mais saudável e feliz. Faça terapia.

Confira todo o regulamento para participar clicando aqui.

Verifique também

Luta pela reposição inflacionária: confira a linha do tempo até agora

Com quase 60% de perdas salariais ocasionadas pela inflação acumulada, os servidores do Ministério Público …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.