Sobrecarga de e-mails no trabalho aumenta estresse, aponta estudo

O excesso de e-mails no trabalho está relacionado ao aumento de estresse dos trabalhadores e à perda de produtividade nas empresas, segundo estudo elaborado pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica.

“O excesso de e-mails e de informação em geral acarreta riscos sociais e psíquicos para os empregados e empobrece a empresa”, disse Caroline Sauvajol-Rialland, professora responsável pela pesquisa.

Segundo a pesquisa, spams, “newsletters” e mensagens eletrônicas internas contribuem para a saturação dos trabalhadores que, ao chegar a cada dia no trabalho, precisam organizar todas as informações.

Para a professora responsável pela pesquisa, o fenômeno da “infobesidade”, termo criado pelo escritor americano Alvin Toffler em seu romance de “Future Shock”, em 1970, representa uma ameaça tanto para a qualidade de vida dos trabalhadores como para a produtividade das empresas.

Ela diz que mais de 90% das pessoas com responsabilidades nas empresas acreditam que o fluxo de informação que administram é excessivo. Deste total, 70% admitem que estão saturados de manejar tais dados.

A pesquisa mostra que a “sobrecarga de informação” provoca interrupções no trabalho a cada sete minutos e que cada trabalhador usa 30% de sua jornada de trabalho para atender chamadas ou responder e-mails que exigem cada vez mais imediatismo.

“Se um trabalhador passa tanto tempo administrando as mensagens, essa atividade pode chegar a se sobrepor à atividade principal da empresa”, disse a pesquisadora.

Outro problema enfrentado atualmente, mostra a pesquisa, é o acesso ao e-mail fora do trabalho. Para Caroline, o uso de computador e de outros dispositivos móveis para receber mensagens da empresa fora do horário de trabalho aumenta o estresse e mina a produtividade do funcionário.

 

Fonte: Folha de S. Paulo

Verifique também

Giro FENAMP: confira as últimas notícias da Federação

Confira as últimas notícias diretamente da FENAMP: STF forma maioria na Adin 6219. Luiz Fux …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.