STF declara procedente ação da ANSEMP contra redução de cargos comissionados para servidores efetivos no MPMA

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6369, patrocinada pela ANSEMP, foi julgada procedente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na ação, a Associação pedia a declaração de inconstitucionalidade de expressão constante na Lei do Estado do Maranhão nº 8.077/2004, que excluiu do percentual de 50% dos cargos em comissão reservados a servidores efetivos os cargos comissionados com atuação nos gabinetes de Promotoria e Procuradoria de Justiça. O Tribunal, por unanimidade, conheceu da ação direta para julgá-la procedente e declarar a inconstitucionalidade. 

A decisão teve modulação de efeitos para que a eficácia ocorra no prazo de doze meses, a contar da publicação da ata da decisão. Apenas o ministro Alexandre de Moraes não acompanhou integralmente o relator, ministro Edson Fachin. Moraes havia sugerido a modulação de efeitos em 24 meses, mas também votou pela procedência do pleito. 

O julgamento da ação havia iniciado em agosto de 2022, quando recebeu do relator o voto pela procedência, mas acabou suspenso devido a um pedido de vista do ministro André Mendonça. A ação voltou ao Plenário Virtual no dia 09 de dezembro e teve seu julgamento finalizado pela Corte Suprema no dia 16 daquele mês, com vitória da ANSEMP. 

Verifique também

Nota de esclarecimento da empresa responsável pelo pagamento dos trabalhadores terceirizados do MPMA

Nota de esclarecimento – Nacional Serviços Integrados NOTA-ATRASO-SALARIO-PGJ-1Baixar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.