Aposentadoria requer planejamento. Saiba como se planejar neste post.

Como se preparar para a aposentadoria

Aposentadoria requer planejamento. Saiba como se planejar neste post.

Se preparar para o envelhecimento e se programar financeiramente ainda é um desafio para muitos trabalhadores. Foi o que mostrou a Pesquisa de Preparo para a Aposentadoria, feita em 15 países.

No Brasil, o estudo foi coordenado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, e mostrou que 46% dos ouvidos sabem da necessidade de se planejar financeiramente para a aposentadoria, mas só 18% acreditam poupar o suficiente.

Nesse último domingo (24), comemorou-se o Dia do Aposentado. Pensando nisso, o Sindsemp-MA preparou este post especial com algumas dicas que podem ajudar você, servidor, a se preparar melhor para a aposentadoria, e garantir mais qualidade de vida financeira também para este momento da vida.

Comece a poupar

O primeiro passo para uma aposentadoria mais feliz começa em poupar durante a juventude.

  • Comece a economizar, continue economizando, e mantenha-se fiel a
    seus objetivos;
  • Se você já está economizando, seja para a aposentadoria ou
    outro objetivo, continue. Estabeleça uma meta mensal e, se for algo difícil, comece com uma quantia pequena e possível para o seu orçamento. Aos poucos, vá aumentando suas poupanças mensais;
  • Faça da economia para sua aposentadoria uma prioridade;
  • Elabore um plano pessoal e lembre-se: nunca é tarde para começar a economizar.

Elimine gastos supérfluos

Se você está comprometido a guardar uma parte do seu orçamento, estabeleça as suas prioridades e evite gastar com itens supérfluos.

O valor que você costuma gastar com itens menos importantes pode ser revertido para sua poupança.

Faça planos para o seu futuro

A aposentadoria significa descanso, mas não precisa significa ócio, necessariamente. Pense na aposentadoria como um período para se redescobrir, aprender novas habilidades, viajar, adquirir novos hábitos e práticas que façam você aproveitar melhor este período da vida.

Planeje atividades que gostará de realizar durante sua aposentadoria, assim será mais fácil se organizar previamente para que seus planos deem certo. Pode ser uma nova profissão ou uma nova rotina, as possibilidades são amplas e inúmeras.

Pensou em começar uma nova faculdade na aposentadoria? Guarde dinheiro levando em conta os custos com a nova formação. Quer abrir um negócio quando se tornar aposentado? Estude agora e comece a poupar para conseguir realizar o seu sonho. Planeje-se!

Se livre das dívidas

Aproveite os anos anteriores à aposentadoria para quitar dívidas, como carros ou imóveis. Assim, você garante que, na aposentadoria, não será preciso destinar uma parte do seu salário, que estará menor, para o pagamento dessas parcelas.

Descubra o melhor investimento para você

Assim como guardar dinheiro é um passo fundamental para garantir um envelhecimento mais tranquilo, investimentos também são uma ótima opção para garantir ainda mais dinheiro para a sua aposentadoria.

Com inúmeros canais no Youtube e artigos na internet explicando sobre os mais variados tipos de investimento disponíveis no mercado, tornou-se cada vez mais fácil aprender como multiplicar suas finanças. Considere pesquisar e aprender para colocar suas economias em diferentes tipos de investimentos. Ao diversificar desta forma, é mais provável que você
reduza os riscos e melhore o retorno.

Conheça suas necessidades

Quanto você precisa para viver uma vida confortável? Com o quê costuma gastar mais? Do que não abre mão para se considerar feliz?

Leve todas essas perguntas em conta para realizar o seu planejamento para a aposentadoria. Com essas respostas, será possível se preparar para ter um orçamento que atenda às suas necessidades, e ajustá-las de acordo com sua nova realidade.

Cuide da sua saúde mental

Nunca é demais reforçar a necessidade de cuidar da saúde mental. Envelhecer pode trazer questionamentos, dúvidas e inseguranças sobre a vida, que, mesmo com uma organização financeira sólida e confortável, não será plenamente aproveitada sem que a saúde mental esteja em dia.

Por isso, se você, servidor, está próximo de se aposentar, procure atividades que façam bem à sua mente. Assim, além de ter uma vida financeira planejada e sob controle, você terá qualidade de vida para aproveitar essa nova fase da sua vida.

Filie-se ao Sindsemp-Ma

Quer garantir um aposentadoria ainda mais tranquila? Filie-se ao Sindsemp-MA e torne o seu sindicato ainda mais forte. Estamos sempre lutando pelos seus direitos, para que você possa ter melhores condições de vida agora e também no seu futuro.

Gostou? Compartilhe este post com seus colegas servidores e nos conte nos comentários: você já está se planejando para a sua aposentadoria?

Verifique também

Ouça o boletim desta semana

Mobilização: SindsempMA visita ALEMA para pedir avanço na tramitação do PL da reposição inflacionária SindsempMA: …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.