Com apenas duas horas por dia, um relógio e um bloco de notas, você pode se tornar mais produtivo no seu dia a dia.

Conheça o método pomodoro e descubra como ser mais produtivo no trabalho

Com apenas duas horas por dia, um relógio e um bloco de notas, você pode se tornar mais produtivo no seu dia a dia.

Desenvolvida em 1988 pelo italiano Francisco Cirillo, a técnica Pomodoro é um método de gestão de tempo que pode aumentar consideravelmente sua produtividade na execução de diversas tarefas, especialmente no trabalho.

A técnica foi apresentada no livro de Cirillo “The Pomodoro Technique”, e ajuda a saber não só a quantidade de tarefas executadas num determinado período de tempo, como também a qualidade delas, auxiliando ainda a identificar e mensurar o que esteja atrapalhando a execução dos trabalhos.

Para quem a técnica foi desenvolvida

A técnica foi desenvolvida pensando especialmente nas pessoas que têm dificuldade em executar tarefas por procrastinarem com frequência as atividades que precisam ser realizadas.

Por isso, esse método pode ser usado por estudantes, concurseiros, e profissionais das mais variadas áreas, especialmente se estiverem experimentando baixa concentração ou baixa produtividade por cansaço ou outros fatores que possam atrapalhar o rendimento.

Além de ajudar quem costuma procrastinar as tarefas, o método Pomodoro também é útil para quem sofre de ansiedade por não conseguir se organizar nos prazos estipulados, sendo cobrados, por isso, por superiores, como chefes ou professores.

Como usar a técnica Pomodoro

Para fazer uso dessa técnica, você vai precisar de:

  • Um despertador;
  • Um papel ou bloco de notas no celular/computador para notar as tarefas que precisem ser executadas.

O método é fácil de ser executado e dura duas horas. Em italiano, Pomodoro significa tomate. O método ganha esse nome em alusão ao tempo que você deverá destinar à execução de cada tarefa. Cada pomodoro é dividido em quatro pomodoris, e cada um deles equivale a 30 minutos. Funciona assim:

  • Destine duas horas para executar as tarefas que precisam ser realizadas;
  • Dentro das duas horas, cada tarefa precisa ser feita em 25 minutos. Depois de executada, você ganha 5 minutos para descansar. Você pode usar esse período para falar com alguém nas redes sociais, esticar as pernas, tomar um café. Ou seja, dentro das duas horas, você executa uma tarefa em 25 minutos e descansa 5. Depois, outra tarefa nos próximos 25 minutos, com mais 5 de descanso. Desse modo, você faz as tarefas seguindo esse ciclo pomodoro até que se completem as duas horas.

O conceito do Pomodoro é que a pessoa que vai estudar ou executar uma tarefa demore, exatamente, 25 minutos. Concluindo-a ou não, ele deve parar e descansar. O descanso deve ser usado para relaxar a mente, de modo que você se sinta energizado para cumprir o próximo ciclo pomodoro de tarefas.

E se houver interrupções?

O autor da técnica sugere que, toda vez que você for interrompido por algo ou alguém durante a execução de suas tarefas, você deve anotar, escrevendo uma espécie de apóstrofe ao lado da atividade toda vez que acontecer uma interrupção.

As interrupções podem ser desde um telefone que tocou até um pensamento que distraiu sua mente, ou uma súbita vontade de ir ao banheiro.

Seguindo este conselho, você será capaz de medir quantas vezes e em quais situações você se sentiu disperso, e em quais momentos foi realmente necessário parar o que estava fazendo. Dessa forma, você pode descobrir o que costuma tirar o seu foco, e, assim, trabalhar para melhorar isso.

Sindsemp com você

Gostou deste conteúdo? Siga o Sindsemp-Ma nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações. Compartilhe com seus colegas servidores e nos conte nos comentários se você ficou curioso para começar a aplicar esse método em sua vida.

Sindsemp-Ma

Estamos sempre com você.

Verifique também

Sindsemp/MA e ANSEMP solicitam participação em discussões de projeto de lei sobre cargos comissionados

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Maranhão (SINDSEMP/MA), em conjunto com …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.