Novo Estatuto do Sindsemp/MA possibilita participação on-line dos sindicalizados

tumblr_n1zuvoQrbQ1tubinno1_1280
As discussões e deliberações do Sindsemp/MA poderão ser feitas por meio da web. (Foto: FreePik)

Aprovado em assembleia geral realizada no dia 28 de março, em Bacabal, o novo Estatuto do Sindicato  dos  Servidores  do  Ministério  Público  do  Estado  do  Maranhão  (Sindsemp/MA).

A principais modificações tratam dos objetivos e obrigações do Sindicato, direitos e deveres dos sindicalizados, eleição de mandatos dos dirigentes sindicais e formato das assembleias, que agora prevê reunião em ambiente virtual, visando maior interação entre os associados.

Outro ponto de destaque está relacionado à prestação de contas da entidade, que será feita mensalmente, com divulgação de relatório de despensas e receitas mensais até o dia 15 do mês posterior, e de balancete contábil até o dia 30. Os documentos serão disponibilizados para acesso dos filiados no site do Sindsemp/MA.

Assembleia Geral – Será implementada uma nova forma de reunião para debates, que contará com uma plataforma virtual para facilitar as discussões e tomadas de decisões da categoria, ampliando a participação dos servidores. Qualquer sindicalizado poderá sugerir pautas para apreciação on-line, desde que comprove apoio de pelo menos 10% de filiados na relevância do tema. As assembleias virtuais serão abertas para votação por três dias. Para ter validade, as deliberações precisam ter participação de, no mínimo 50% do quadro de associados.

Tanto as assembleias presenciais quanto virtuais devem ser convocadas com antecedência mínima de cinco dias, e têm caráter soberano nas deliberações do Sindicato.

DSC05787
Plenária de votação para reforma do Estatuto realizada em Bacabal/MA. (Foto: Letícia Maciel)

Direitos e Deveres – Pelo novo Estatuto, aos associados cabe a responsabilidade de comparecer e votar nas sessões da Assembleia Geral e demais instâncias de deliberação do Sindsemp/MA, assim como acatar as decisões delas resultantes.

Também é destacado o dever de defender os objetivos do Sindicato, que inclui, dentre outas coisas, a luta pelos direitos da categoria e reivindicação de condições de trabalho, salários e segurança. Além disso, devem ser observados os princípios relacionados ao respeito à justiça social, direitos fundamentais e combate a qualquer forma de preconceito de origem, raça, gênero, cor, idade e quaisquer formas de discriminação.

A reforma do Estatuto destaca também que o sindicalizado que obtiver benefício por meio da assistência jurídica oferecida pelo Sindsemp/MA e pedir desfiliação em seguida, deverá ressarcir a entidade com o valor das mensalidades correspondentes ao período entre o desligamento e o término do pleito judicial.

O tempo mínimo de filiação para ter direito ao voto nas eleições para dirigentes, passa de 20 de dias para três meses antes do dia da votação.

Penalidades – Aos filiados que cometerem desrespeito ao Estatuto, caberá penalidade de advertência, suspensão ou eliminação do quadro social.

Os associados que forem desvinculados do Sindsemp/MA, por pedido de desfiliação voluntária ou por penalidade, poderão reingressar no quadro de sindicalizados após o período de um ano.

Diretoria Executiva – Os integrantes da Diretoria Executiva, eleitos para mandato de dois anos, deverão ser renovados em pelo menos 40% dos membros, sendo permitidas reeleições alternadas. Os membros da Diretoria devem reunir-se a cada 60 dias, sendo destituídos do cargo aqueles que não comparecerem às reuniões por três vezes consecutivas.

Mais detalhes sobre as alterações feitas no Estatuto, aqui.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.