Sindsemp/MA solicita alteração do texto de criação da CIPA

saude trabalho
A CIPA deverá controlar riscos advindos do ambiente de trabalho. (Foto: FreePik)

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Maranhão (Sindsemp/MA) protocolou, no dia 14 de outubro, o ofício nº 28/2015, que sugere inclusões na criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA-MP/MA).

O documento foi elaborado a partir de sugestões dos servidores como forma de adequar a CIPA às necessidades da categoria e solicita que esta seja composta de acordo com as orientações apresentadas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que determina que a CIPA tenha caráter paritário e assim possua representantes dos servidores efetivos e da administração do órgão.

Do mesmo modo, a Comissão de Saúde e Segurança do Trabalho (CSST) deverá ser composta por membros indicados tanto pela Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) quanto pelos representantes dos servidores e membros (Ampem, Sindsemp/MA e Asfupema).

Também foi sugerida a criação de uma secretaria Executiva integrada por três servidores efetivos, com o intuito de dar operacionalidade às deliberações e decisões da CSST na gestão do Programa de Saúde e Segurança Funcional (PSSF-MP/MA).

CIPA – A criação da CIPA é uma das principais pautas constantes na revisão do Plano de Cargos e Carreiras (PCCs) dos servidores do Ministério Público do Estado do Maranhão (MP/MA). No documento inicialmente elaborado pela PGJ, consta que que o desenvolvimento do PSSF-MP/MA deverá priorizar ações que controlem riscos advindos do ambiente de trabalho, juntamente com a prevenção de acidentes e preservação da saúde física e mental dos membros e servidores.

Notícias relacionadas:

Contribua com a regulamentação da CIPA-MP/MA
Termina hoje o prazo para sugestões à CIPA-MP/MA

 

Verifique também

Contribua com a regulamentação da CIPA-MP/MA

A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) encaminhou ao Sindsemp/MA a minuta do Ato Regulamentar que …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.