Ouça o boletim desta semana (31 de janeiro)

Política: Ao deixar Ministério da Justiça, Dino defende câmeras em fardas e reforma em lei penal

Economia: Planos de saúde podem ter até 25% de aumento neste ano

Imposto de renda: Receita paga hoje lote residual de restituição do IRF

Passagens aéreas: Governo quer reduzir preço do combustível de aviação

Carnaval: aproveite a folia em São Luís e se hospede na sede do Sindsemp

Cultura: Léo Santana faz show em São Luís neste fim de semana

—-

Olá, servidor.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, defendeu nesta quarta-feira (31) a utilização de câmeras corporais nos uniformes de todos os policiais militares do país e também uma mudança na Lei de Execuções Penais, de modo a reduzir penas alternativas e reduzir o número de prisões.

Dino deixa o cargo nesta quarta (31) para assumir, em solenidade marcada para 22 de fevereiro, uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), após ter seu nome indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo Senado. Antes, ele reassume, por poucas semanas, seu mandato como senador, para o qual foi eleito em 2022.

No evento, Dino fez uma prestação de contas sobre a atuação da Justiça no combate à criminalidade. Entre os dados apresentados, estava o aumento no número de prisões feitas pelas polícias dos estados, que subiu de 19.686 em 2022 para 29.281 no ano passado, segundo dados do MJSP.

O ministro, contudo, avaliou que o dado não seria motivo de comemoração, diante das cadeias superlotadas. “Precisamos estimular as alternativas penais. Precisamos entender que punição não é sinônimo de prender,” disse ele.

—-

Quarenta e um milhões de brasileiros que têm planos de saúde empresariais podem ter os valores da mensalidade reajustados em cerca de 25% este ano. Os números são da consultoria AON, que mediu os custos dos insumos médicos em 113 países em 2023 e o resultado desse levantamento mostra que a inflação médica no Brasil foi três vezes maior que a inflação oficial — aquela medida pelo IPCA. Se por um lado a inflação oficial ficou em 4,8%, a dos custos médicos chegou a 14,1%.

A pesquisa também mostra que estamos 4 p.p. acima da inflação médica mundial, que ficou em 10,1% em 2023. Preço que, inevitavelmente, vai chegar às faturas dos planos de saúde,

A ANS é o órgão que regulamenta os planos de saúde familiares e individuais — e eles já têm um teto estabelecido de reajuste de 9,63%. Mas os planos de saúde coletivos ou empresariais não têm limites de reajuste anual, ou seja, cada operadora tem liberdade para reajustar os valores como quiser. 

—-

A Receita Federal paga nesta quarta-feira (31) o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de janeiro. Ao todo, 306.224 contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores e acertaram as contas com o Fisco receberão  R$ 800 milhões.

O pagamento será feito na conta informada na declaração do Imposto de Renda. 

A consulta foi aberta no último dia 24 na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

—-

O governo deve ter uma “discussão rigorosa” com a Petrobras sobre o preço do querosene de aviação, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta quarta-feira (31).

O governo pretende reduzir o preço do querosene para baixar o custo das passagens aéreas. O combustível, usado pelos aviões comerciais, é um dos maiores custos do setor.

—–

Sucesso de público e dono de hits que embalam o Carnaval, o cantor Léo Santana é uma das atrações confirmadas na programação do pré-Carnaval 2024 de São Luís

O cantor baiano se apresenta no dia 3 de fevereiro (Sábado), na Cidade do Carnaval, na Avenida Vitorino Freire (ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande), região do Centro Histórico de São Luís. A atração faz parte da programação oficial do Carnaval de São Luís.

O cantor promete animar o público com hits como “Posturado e Calmo”, “Zona de Perigo”, “Golzinho Vermelho” e “Contatinho”. Recentemente, Léo Santana participou da música “Perna Bamba”, em parceira com o grupo Parangolé.

Na Madre Deus, a folia também vai ser grande, com diversos blocos tradicionais, grupos de pagode e muito mais, na programação da Prefeitura de São Luís.

Para quem quer curtir outros tipos de som, a programação do Governo do Estado também vem com tudo tanto no sábado, na Avenida Beira-mar, quanto no domingo, na Av. Litorânea, a partir das 17h30.

E com o carnaval chegando, há muitas opções de festa em São Luís, pela programação da prefeitura e também do Governo do Estado. E você, servidor filiado, pode se hospedar gratuitamente na sede do Sindsemp, em São Luís. Basta acessar o nosso site, baixar o requerimento de hospedagem, preencher e enviar para o nosso e-mail [email protected], informando a data pretendida. Lembre-se que a hospedagem é limitada e precisa ser comunicada com antecedência.

Acesse já o nosso site, programe-se e venha passear pela capital neste Carnaval!

www.sindsemp-ma.org.br. Ficou com alguma dúvida, é só falar com a gente pelo whatsapp, no número (98) 99170-3228.

Verifique também

Sindsemp-MA mobiliza esforços pela aprovação da reposição inflacionária dos servidores do MPMA

Os diretores do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Maranhão (Sindsemp-MA) iniciaram …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.