Reuniões trataram do panorama da carreira, da nova proposta e do novo sistema de avaliação de desempenho
Na última semana, nos dias 04 e 06 de dezembro, o Sindsemp/MA, representado por toda a diretoria executiva, participou de duas reuniões com representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) do Ministério Público do Maranhão (MPMA) para tratar da revisão do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) e do Sistema de Avaliação de
Desempenho.
A FGV apresentou uma análise detalhada do cenário atual do MPMA, com comparativos envolvendo outros MPs em recortes nacionais e regionais, além de propostas para o reenquadramento e progressão dos servidores.
Participaram presencialmente da reunião o coordenador da FGV, Pedro Buck, e os servidores da CGP, Tâmara Assunção, Adriano Mesquita e Marcelo Gomes.
Representando o Sindsemp/MA, estiveram a presidente Vânia Leal, em São Luís, e, remotamente, a diretora Luciana Carvalho e os diretores Gilcênio Júnior e Alexandre Araújo.
Primeira reunião – dados e perspectivas
Durante o primeira encontro, foram apresentados dados sobre a carreira atual, quantitativo de servidores em cada faixa etária e posição, amplitude de vencimentos, jornada de trabalho, e outros aspectos relacionados à estrutura do MPMA. A FGV também introduziu novas tabelas de vencimentos e parte das regras de reenquadramento.
Segunda reunião – sistema de avaliação de desempenho e reenquadramento
No segundo encontro, foi apresentada a proposta da nova avaliação de desempenho no novo PCCS, que está vinculada a um mapeamento de competências ainda em andamento, e apresentada também algumas considerações, pelo Sindicado, frente a realidade do MPMA.
A presidente do Sindsemp/MA, Vânia Leal, destacou a importância do momento:
“Foi muito importante essas primeiras reuniões para nós sairmos do escuro quanto ao que foi tratado até aqui, mas ainda precisamos entender melhor toda a proposta para então levarmos à categoria e iniciarmos nossas discussões. Assim que possível, marcaremos uma reunião com toda a categoria para repassarmos maiores detalhes sobre o que foi explicado”.
O Sindsemp/MA também enfatizou a necessidade de uma apresentação completa da proposta para todos os servidores, da capital e do interior, a fim de garantir transparência e alinhamento com a categoria.
A entidade segue comprometida com a defesa dos interesses dos servidores e com a busca de avanços significativos na revisão do PCCV.