Setembro amarelo: como estabelecer limites nas relações de trabalho e evitar abusos

No mês de setembro, todas as atenções estão voltadas aos cuidados com a mente para se obter uma vida mais saudável, feliz e harmônica. Uma das áreas mais importantes para contribuir para a melhora ou diminuição da qualidade de nossa saúde mental é o trabalho e nossas relações nesse ambiente.

Estabelecer limites é importante para manter relações saudáveis e equilibradas, além de contribuir com a produtividade. No ambiente de trabalho, ter essa capacidade pode ser vital para evitar o burnout e o estresse.

Por meio dos limites, você consegue proteger a sua saúde mental e melhorar sua autoestima, além de seu bem-estar.

Você já deve ter ouvido a frase: “seu espaço termina quando começa o do outro”. Isso quer dizer que temos os nossos limites e temos de respeitar os limites alheios.

Na prática, porém, muitas vezes nós acabamos por não deixar implícito até onde o outro ou uma situação pode chegar. Isso tende a ocasionar uma série de sensações como estresse, raiva, ansiedade, medo e angústia, até problemas físicos e mais sérios, como a depressão.

Como impôr limites

Estabelecer esses limites é uma das coisas que são mais fáceis de falar do que de colocar em prática. Comumente, sentimos medo de dizer não e confundimos os nossos limites com falta de educação.

É que, para conseguir impor limites, antes é fundamental praticar o autoconhecimento, pois, para saber até onde conseguimos ir, primeiro precisamos ser claros sobre o que desejamos alcançar.

Pratique o autoconhecimento

Uma boa forma de começar é observar os momentos em que você se sente estressado, com raiva ou frustrado no trabalho. Muitas vezes, esses são sinais de que você precisa estabelecer um limite. É necessário saber quais são as suas necessidades e desejos, conhecer e delimitar até onde o outro pode ir e, depois, comunicá-lo. Muita gente, entretanto, não sabe como fazer isso, às vezes por receio ou medo de perder algo.

Ao conversar com o chefe para falar sobre isso, por exemplo, o melhor é abordar a temática como um assunto positivo. Ao invés de dizer que não está no contrato receber e-mails após as 18h, por exemplo, é melhor dizer que já foca 100% no trabalho durante o expediente e precisa desligar ao final da jornada para voltar com energias recarregadas no dia seguinte.

Aprenda a comunicar os seus limites

Depois de conseguir estabelecer seus limites é a hora de comunicá-los aos outros. Somente com seus limites interiorizados é que você conseguirá expô-los com firmeza.

Seja flexível

Além disso, ser flexível e oferecer alternativas para quando é preciso dizer “não” é importante para manter uma boa relação com seus colegas e chefes, bem como respeitar os limites após a imposição deles.

Você não pode, por exemplo, dizer que não pode ser contatado das 12h às 14h e enviar um monte de e-mails e mensagens durante esse período.

Seja firme

Ao comunicar seus limites é importante ter firmeza e não ceder. Muitas vezes a gente não quer ter o incômodo de dizer não e acaba cedendo. Em relações mais duradouras, afetivas ou trabalhistas, a pessoa muitas vezes aprende que você cede com uma certa insistência, e isso faz com que elas abusem desse comportamento. Assim, é importante que ao dizer “não”, esse não de fato signifique “não”.

Cuide da sua saúde mental para ter relações mais felizes, quer seja no trabalho ou na vida pessoal. O ambiente de trabalho deve ser um lugar de segurança e tranquilidade, não um gatilho de ansiedades e estresse. Por isso, pratique o autoconhecimento, cuide de você e aprenda a estabelecer limites.

Sindsemp-MA

Siga o Sindsemp-MA nas redes para receber mais dicas de bem-estar e acompanhar todas as nossas ações.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.