Confira o boletim desta semana

Olá, servidor!
O Dia dos Pais está chegando e, como forma de homenagear todos os pais que fazem parte da vida dos servidores do Ministério Público do Maranhão, iremos sortear um pix no valor de R$ 500, no próximo dia 11 de agosto, ao meio-dia, em nosso perfil no Instagram.

Para participar, é fácil! Os servidores filiados ao sindicato devem enviar um vídeo com uma mensagem especial de dia dos pais ou uma foto.

????No caso do vídeo, ele deve ser de até no máximo 30 segundos com um recado especial para todos pais ou um pai específico, e, no caso da foto, deverá ser uma foto com seu pai, ou, caso você seja um servidor pai, com seus filhos.

➡️Prazo de envio

Os vídeos e fotos devem ser enviados até o dia 9 de agosto de 2023 para o email do sindicato ([email protected]), com o assunto “Campanha Dia dos Pais”.

O sorteio será realizado no dia 11 de agosto de 2023 ao meio-dia, em nosso perfil no Instagram (@sindsempmaranhao). O resultado será divulgado nas redes sociais e no site do Sindsemp-MA.

Aproveite essa oportunidade para demonstrar todo o seu amor e carinho pelo seu pai.
—-

Em 2022, o Brasil enfrentou um alarmante aumento nos casos de estelionato, com 1,82 milhão de registros em todo o país, representando um crescimento de 37,9% em relação ao ano anterior. Os golpes eletrônicos foram responsáveis pelo maior salto, com mais de 200 mil vítimas, um aumento de 65,2% em relação a anos anteriores.

A facilidade em praticar esses crimes em plataformas digitais, como aplicativos bancários e de mensagens, tem sido um fator impulsionador.
O aumento no número de usuários de plataformas digitais durante a pandemia contribuiu para esse cenário. Os especialistas apontam que esses crimes são preferíveis para os criminosos, uma vez que não envolvem violência.
A pesquisa também destacou a “profissionalização do estelionato” nos últimos anos, com os criminosos identificando vítimas mais vulneráveis, como idosos, e diversificando suas narrativas para enganá-las.
Apesar da queda geral nos crimes patrimoniais, os estelionatos continuam crescendo exponencialmente, representando um desafio tanto para as forças policiais quanto para o sistema de justiça. A investigação e punição desses crimes têm sido difíceis devido à sofisticação das fraudes eletrônicas.
Dentre os golpes eletrônicos mais comuns estão o “Golpe da Mão Fantasma”, em que os criminosos induzem a vítima a instalar um software que concede acesso ao celular, permitindo-lhes realizar transferências e pagamentos fraudulentos.
Para se proteger, é essencial evitar compartilhar dados pessoais ou clicar em links suspeitos, não instalar aplicativos desconhecidos e utilizar a autenticação em dois fatores sempre que possível.

—-

E uma nova oportunidade de qualificação vai ser disponibilizada aos maranhenses no ano que vem. A Rede Nordeste de Ensino (Renoen) aprovou a implantação do curso de doutorado em Ensino, na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Este é o sétimo doutorado da Uema e terá ofertas na instituição a partir de março de 2024, no prédio do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN).
O curso tem como área de concentração Ensino, Currículo e Processos de Ensino-aprendizagem, já as linhas de pesquisa são: práticas pedagógicas no ensino de ciências e matemática; ensino, currículo e cultura; ensino tecnológico: práticas e construções curriculares.

—-
O Brasil registrou 74.930 estupros em 2022. É o maior número da série histórica, medida pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública desde 2011. O dado faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (20), e representa um aumento de 8,2% em relação ao ano de 2021. O número corresponde somente a casos que foram notificados às autoridades policiais, e, segundo especialistas, deixa de fora os inúmeros casos em que não há denúncia às autoridades.Dos casos de estupro notificados, 61,4% envolvem crianças e adolescentes até 13 anos.

—–
E nossa dica cultural desta semana é em clima de cinema. Ao lado do filme Barbie, que é a grande estreia mundial, nossa dica de hoje é o filme Oppenheimer, é um drama histórico dirigido pelo famoso diretor Christopher Nolan e baseado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer, Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer.
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.
Elogiado por milhares de críticos, o filme é uma ótima pedida para o seu fim de semana.

Verifique também

SERVIÇO ELEITORAL: Sindsemp/MA ingressa com ação em desfavor do Estado e da União

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Maranhão (Sindsemp/MA) ingressou com ação ordinária em …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.