Confira o boletim desta semana

MP: Vânia Leal e Guilherme Boulos discutem projeto de pagamento das vantagens temporais do período da pandemia

Saúde Mental: afastamentos após relatos de assédio aumentam 24% no Ministério Público de São Paulo

Setembro Amarelo: agende sua primeira sessão em nosso serviço de terapia online para sindicalizados

Justiça: STF abre segundo dia de julgamento do primeiro réu pelo 8 de janeiro

Cultura: Roberto Carlos se apresenta em São Luís na próxima terça-feira

—————–

Olá, servidor!

 nossa diretora-presidenta e também coordenadora executiva da FENAMP, Vânia Leal, reuniu-se hoje (13/09) com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) para conversar sobre o andamento do projeto que permite o pagamento retroativo das vantagens temporais do período da pandemia.

➡️O parlamentar é o relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e deve entregar seu parecer até o final do mês.

????Boulos pretende solicitar um parecer da consultoria orçamentária da Câmara dos Deputados, a fim de reforçar o argumento de que a matéria não possui novo impacto financeiro para a Administração Pública e, portanto, deve ser aprovada.

SAIBA MAIS

O Projeto de Lei Complementar 143/2020 possui como apensados outros projetos que tratam, de forma mais ampla, da contagem do tempo de período aquisitivo de anuênios, triênios, quinquênios, sexta-parte, licença-prêmio, dos servidores públicos, durante período de enfrentamento ao Covid-19.

—-

O portal de notícias da TV Globo, o G1, divulgou ontem, 13 de setembro, reportagem que aponta que, em meio a relatos de assédio no Ministério Público de São Paulo, foi registrado aumento de 24% no número de afastamentos por questões de saúde mental dos servidores.

Segundo a reportagem, comparando os primeiros sete meses de 2023 ao mesmo período do ano anterior, o número de afastamentos justificados por problemas de saúde mental no órgão cresceu 24%. Entre janeiro e julho de 2022, foram 83 episódios. Neste ano, o número subiu para 103. Os dados foram obtidos pelo g1 com exclusividade, via Lei de Acesso à Informação, e se referem a servidores da capital e da Grande São Paulo.

Além disso, entre junho de 2022 e maio de 2023, três servidores do órgão cometeram suicídio. Os funcionários, então, se mobilizaram e criaram uma campanha chamada “Nenhum servidor a menos”, para pedir medidas de apoio à saúde mental ao órgão 

Em nota, o MPSP disse que “refuta, veementemente, a infundada alegação segundo a qual a cultura do assédio vicejaria na instituição”. 

Os servidores ouvidos pelo g1 disseram que não sentem apoio da instituição no acolhimento de denúncias de assédio. Para eles, o forte corporativismo, principalmente entre os promotores e procuradores, afasta a possibilidade de uma denúncia à corregedoria da entidade.

—-

Você sabia que o Sindsemp-MA disponibiliza aos servidores associados o benefício do atendimento psicológico virtual? Você não precisa ter um grande trauma para superar ou uma grande angústia para começar a fazer terapia. Terapia é para todo mundo, desde que haja alguma queixa, uma vontade de se conhecer melhor e trabalhar questões que afetam suas relações interpessoais.

Podem fazer uso do serviço todos os servidores do Ministério Público filiados ao Sindsemp/MA. Eventualmente, em caráter excepcional, poderá ser utilizado por dependente do servidor filiado, mediante autorização da Diretoria Executiva, e desde que seja maior de 18 anos de idade.

Para ter acesso ao serviço, é preciso preencher o formulário e enviar para o nosso e-mail – [email protected]. Para acessar o formulário, clique aqui.

O agendamento do atendimento é feito comunicando a secretaria do Sindsemp-Ma com antecedência mínima de cinco dias. As sessões poderão ser marcadas, mediante disponibilidade de horário, de segunda a sexta-feira, no período de 09h às 15h, exclusivamente por e-mail, através do e-mail do Sindsemp: [email protected]. A secretaria do Sindsemp-Ma ficará responsável por responder em até 24h a mensagem.

Comece hoje a cuidar da sua saúde mental. Estamos com você.

———

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu hoje (14) o segundo dia do julgamento de Aécio Lúcio Costa Pereira, primeiro réu pelos atos golpistas de 8 de janeiro. O ministro Cristiano Zanin é o próximo a votar.

Ontem (13), no primeiro dia de julgamento, o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, votou pela condenação de Aécio a 17 anos de prisão em regime fechado por cinco crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Em seguida, Nunes Marques condenou Aécio Pereira por dois crimes (dano qualificado e deterioração), mas absolveu em relação aos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.

Com os votos, o julgamento está empatado em 1 a 1 na parte mais importante da discussão, que é o reconhecimento da atuação dos manifestantes para atentar contra a democracia e tentar derrubar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Faltam os votos de nove ministros.Aécio Lúcio Costa Pereira, morador de Diadema (SP), foi preso pela Polícia Legislativa no plenário do Senado. Ele chegou a publicar um vídeo nas redes sociais durante a invasão da Casa e continua preso.

——–

Na próxima terça-feira, dia 19 de setembro, São Luís recebe um show muito especial, com um ídolo que dispensa apresentações. Um dos maiores nomes da nossa música, o rei Roberto Carlos se apresenta em São Luís – MA, no dia 19 (terça feira) de setembro às 20h,no Espaço Reserva Shopping da Ilha 

Exemplo vivo do sucesso mundial da música popular brasileira, com 33 álbuns de carreira lançados,sucessos em português, espanhol, italiano, inglêse em outros idiomas, lançou mais recentemente uma gravação do clássico “Evidências”, 

Roberto Carlos entrou para a lista da revista Global Concert Pulse como um dos 30artistas de maior público nos Estados Unidos, ao lado de nomes comoElton John, Cher, a banda Kisseoutros grandes nomes da música mundial.

Verifique também

SERVIÇO ELEITORAL: Sindsemp/MA ingressa com ação em desfavor do Estado e da União

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Maranhão (Sindsemp/MA) ingressou com ação ordinária em …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.