Confira o Boletim Informativo desta semana

Setembro Amarelo: Sindsemp e Fenamp entram na campanha do mês da saúde mental

Racismo institucional: Fenamp e Ansemp promovem live para discutir enfrentamento do racismo nas instituições

Eleições 2022: Veja o resultado da pesquisa IPEC

Agora é lei: Lei que permite laqueadura sem aval do marido é sancionada

Cultura: Confira agenda cultural em comemoração ao aniversário de São Luís

———-

Olá, servidor!

O dia 10 de setembro é marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para abordar este tema tão importante de forma aberta e combater estigmas, a campanha Setembro Amarelo propõe o debate sobre saúde mental e prevenção ao suicídio durante todo o mês. 

Por isso, ao longo de todo o mês de setembro, a FENAMp e o Sindsemp-MA irão trazer discussões, posts e muito conteúdo sobre saúde mental, indicando formas de viver melhor, se conhecer mais e procurar ajuda terapêutica profissional. Fique ligado nas nossas redes e não esqueça, você não precisa enfrentar a vida sozinho. 

Oferecemos todo o suporte para ajudar você, servidor, a começar a fazer terapia e ter mais qualidade de vida. Servidor associado ao Sindsemp-MA tem direito a atendimento psicológico virtual gratuito, com discrição, ética e comodidade. Acesse nosso site e clique na aba benefícios, depois em ‘atendimento psicológico’ e conheça o regulamento.

Nessa semana, divulgamos dois temas importantes em consonância com o setembro amarelo: como e por que começar a fazer terapia, e como estabelecer limites nas relações de trabalho para evitar abusos.

Acesse agora! www.sindsemp-ma.org.br

Estamos juntos pela vida.

————

A FENAMP e a ANSEMP promovem, no dia 8 de setembro, às 19 horas, a live “Racismo Institucional: Reconhecer para enfrentar”. A atividade é promovida em parceria com o Coletivo Maria Felipa e Quilombo Raça e Classe.

O objetivo é promover o debate sobre como o racismo institucional se expressa, visando o seu enfrentamento. A transmissão será pelo canal da FENAMP no Youtube.

A live terá a participação de Delina Azevedo, servidora efetiva do MPBA, mestra em Direito Público pela UFBA e ativista jurídica antirracista; de Maristela Farias, servidora pública, enfermeira estadual e municipal aposentada e coordenadora do Quilombo Raça e Classe; e de Júlio César Condaque Soares, mestre em Educação e História da África pela UCAM e coordenador nacional do Quilombo Raça e Classe. A mediação é do coordenador da FENAMP Elton Correa. 

acesse: https://fena.mp/live-racismo-institucional

——

Pesquisa Ipec realizada com entrevista em domicílios, contratada pela TV Globo e divulgada hoje, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente na disputa pela Presidência da República, com 44% das intenções de voto e 13 pontos percentuais de diferença para o principal adversário no cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo, com 31%. Em comparação à pesquisa anterior, Bolsonaro apenas variou dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Antes, o presidente tinha 32%. O petista manteve o mesmo número do último levantamento.

Por ter 44% das intenções de voto, e a soma dos outros candidatos ser 45%, Lula tem possibilidade de vitória no primeiro turno devido à margem de erro. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 4%, empatados na margem de erro. O candidato do partido Novo, Luiz Felipe D’Avila, e a senadora Soraya Thronicke ficam com 1% cada e também empatam tecnicamente com Tebet. Os demais candidatos foram citados, mas não alcançam 1% das intenções de voto.

——

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, o projeto de lei que dispensa o aval do cônjuge para a realização de laqueadura, para mulheres, e vasectomia para homens.

O texto havia sido aprovado pela Câmara em março e pelo Senado no último dia 10.O projeto, prevê ainda a redução da idade mínima de realização do procedimento de 25 para 21 anos.

Outra possibilidade é de que a cirurgia de laqueadura seja feita durante o período do parto. Para solicitar a laqueadura, a mulher deve manifestar interesse no prazo mínimo de 60 dias antes do parto, observadas as “devidas condições médicas”. Antes, essa decisão importante e que só diz respeito à própria mulher era proibida por lei. Agora, caminhamos rumo a um país que reconheça melhor a autonomia da mulher sobre seu próprio corpo.

—-

E nossa dica cultural desta semana é em clima de festa, pela comemoração de aniversário da nossa amada ilha do amor São Luís, que, este ano, completa 410 anos de história e encanto. Todos os eventos serão realizados de forma gratuita na Praça Maria Aragão.

A festa promovida pela prefeitura começou ontem, segunda-feira (5), comemorando o Dia Municipal do Regueiro, com show do jamaicano Eric Donaldson.

Nesta terça-feira (6), Dia Municipal do Tambor de Crioula, a comemoração segue com a Noite Matriz Africana com o som da baiana Mariene de Castro e participação de mais de 40 grupos de tambor de crioula. Amanhã, feriado do Dia 7 (quarta-feira) é a Noite do Piseiro, comandada por João Gomes que promete não deixar ninguém parado. Os artistas locais Bruno Shinoda e Fabrícia também se apresentam nesta noite.

No dia 8 de setembro, aniversário de São Luís, será a vez do sambista Diogo Nogueira subir ao palco com muito samba e animação, na Noite do Samba. A Banda CDC e Convidados é atração e também traz no repertório o melhor do samba e pagode.

Silvanno Salles e Wanderley Andrade são as atrações do dia 9, na Noite do Arrocha/Brega. Presença confirmada da Banda Mesa de Bar e da cantora Fabiana Alves. No dia 10, a voz da cantora evangélica Aline Barros está confirmada na Noite Evangélica, que também traz as bandas Fogo e Glória, e Marcados.

No dia seguinte, 11, fechando a programação de shows na Maria Aragão, é a vez dos cantores católicos Diego Fernandes e Adriana Arydes se apresentarem na Noite Católica, que também terá a participação do cantor Gabriel Kzam.

Verifique também

SERVIÇO ELEITORAL: Sindsemp/MA ingressa com ação em desfavor do Estado e da União

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Maranhão (Sindsemp/MA) ingressou com ação ordinária em …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.