Sindicato

O que é e como funciona um sindicato?

Sindicato
Quais são as principais dúvidas sobre o funcionamento de um sindicato? Descubra neste artigo.

O que é e como funciona um sindicato

Em tempos de polarização política e fake news, desinformações difundidas na internet tentam enfraquecer o movimento sindical, deixando os próprios trabalhadores beneficiados pela ação das entidades representativas em dúvida sobre a importância dos sindicatos.

Por isso, o Sindsemp-MA vai responder as  principais dúvidas sobre o que é, o que faz e como funciona um sindicato. Ao final deste artigo, você terá certeza sobre a importância de ter o Sindsemp-MA ao seu lado pela defesa dos seus direitos.

1. O que é um sindicato?


Essa é a dúvida mais básica para a maioria dos trabalhadores. O sindicato é uma entidade que representa uma categoria diante de governos, órgãos e instituições, inclusive em questões judiciais ou administrativas. No caso do Sindsemp-MA, os trabalhadores representados são os servidores efetivos, ativos e inativos, comissionados ou requisitados que fazem parte do quadro de pessoal do Ministério Público do Estado do Maranhão.

De forma simples e direta, é o sindicato que atua em nome dos trabalhadores e trabalhadoras em lutas por direitos, melhores salários e maior qualidade de vida.

Para que o sindicato seja atuante e forte, os trabalhadores por ele representados precisam estar unidos com os mesmos objetivos e, obviamente, de uma forma ou de outra, precisam participar da vida sindical. Dessa forma, as pautas reivindicadas pela entidade ganham força, resultando em mais conquistas, mais direitos, e uma vida profissional melhor e mais justa.

2. Como um sindicato funciona?

A criação de sindicatos é garantida pela Constituição de 1988. A fundação de um sindicato não exige autorização do Estado e, apesar de inúmeras tentativas, não é permitida interferência ou intervenção na organização sindical. Essa garantia constitucional assegura mais autonomia e independência na luta por direitos.

Para existir, o sindicato precisa que os trabalhadores por ele representados se filiem. A contribuição é fixada em assembleia geral e, no caso de categoria profissional, o valor é descontado em folha.

A contribuição dos filiados mantém o funcionamento do sindicato, por meio do pagamento dos funcionários, das despesas gerais, como água, energia, assessoria jurídica etc, e do financiamento das ações de mobilização em favor das pautas de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras.

3. Como é a atuação sindical?

De lutas por melhores salários à busca por justiça social, as pautas em que um sindicato atua são amplas, mas sempre visando à melhor qualidade de vida dos filiados. No caso do Sindsemp-MA, os servidores do Ministério Público do Estado do Maranhão têm uma entidade combativa que atua das mais diversas formas, por exemplo:

  • Organizando, representando e defendendo os interesses da categoria;
  • Promovendo assistência jurídica para os servidores;
  • Reivindicando melhores condições de trabalho, salários, saúde e segurança ocupacional da categoria;
  • Oferecendo hospedagem gratuita em São Luís para os filiados, nas instalações do Sindsemp-MA;
  • Buscando justiça social, por meio da participação e influência nas decisões e processos políticos pertinentes aos interesses dos servidores representados.

Além desses, há muitos outros campos em que o Sindsemp-MA atua para garantir mais qualidade de vida para os servidores e servidoras do MPMA. As conquistas de direitos e melhores salários não vêm facilmente, e acontecem por meio de lutas e mobilizações, nas quais o sindicato sempre está à frente, em nome dos trabalhadores.

4. Por que devo me filiar?

A sua filiação garante condições e força para o sindicato que representa a sua categoria. Ao se sindicalizar, você, servidor(a), ganha a tranquilidade de saber que será representado(a) por uma entidade séria, forte e atuante. Com isso, você não precisará se expor de maneira isolada para defender seus interesses, e fica mais protegido contra retaliações ou perseguições.

Não adianta pensar que outras pessoas já mantêm o sindicato e que, por isso, a sua filiação é desnecessária, pois, se cada um pensar da mesma forma, o sindicato, além de perder representatividade, perde condições financeiras de se manter em funcionamento. Quando você mais precisar, não terá com quem contar.

Também não adianta pensar que pelo fato de agir corretamente você nunca precisará do sindicato. As coisas mudam, as instituições mudam, a sua vida muda e situações adversas acontecem. O sindicato pode ser ponto de apoio.

Por fim, o sindicato não é uma entidade formada por seres com super poderes, que tudo sabem ou que tudo vêem; é formado de pessoas como você e que, com você, constroem uma entidade que trabalha em prol do bem comum. A união de todos é o que torna a categoria mais forte.

5. Como me filiar ao Sindsemp-MA?

Se filiar ao Sindsemp-MA é fácil! Basta  acessar essa ficha de inscrição, preencher com seus dados, assinar e enviar para o email [email protected]. É necessário também que o servidor marque a opção que permite desconto em folha de pagamento do vencimento-base uma contribuição mensal de 1% destinado ao SINDSEMP-MA.

Para sanar qualquer dúvida, você também pode ligar para a secretaria executiva do sindicato, pelo telefone (98) 99170-3228, que também é Whatsapp. Sindicalize-se e fortaleça a luta pelos seus direitos.
Sindsemp-MA – estamos sempre com você.

Verifique também

Convocação – Conselho Fiscal

Conselheiros fiscais, atenção para a convocação! 📌 O Conselho Fiscal do Sindicato dos Servidores do …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.