Fepa é tema de reunião entre Sindsemp/MA e PGJ

Sindicato e PGJ debateram sobre a necessidade de garantir participação dos servidores no Iprev. (Foto: Sindsemp/MA)

Em reunião realizada no dia 15 de setembro, o Sindsemp/MA e a Administração Superior da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) discutiram sobre o Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa) e a proposta de criação de um instituto para administrá-lo.

A ocasião contou com a presença da presidente do Sindsemp/MA, Vânia Leal, do presidente da Asfupema, Edmar Macêdo, do procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, do diretor-geral da PGJ, Emannuel Guterres, e da subprocuradora para Assuntos Administrativos, Mariléa Campos.

De iniciativa do Governo do Estado, os projetos de lei nº 007/2017 e n° 008/2017, que criam, respectivamente, o Instituto de Previdência do Estado do Maranhão (Iprev) e o Conselho Administrativo do Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (Funben), têm sido debatidos entre diversas categorias de servidores públicos estaduais e municipais.

Uma das principais críticas feitas à proposta é a composição do Conselho Administrativo do Iprev, que terá baixa representatividade dos servidores: está prevista a participação de 9 membros, sendo cinco representantes do governo e quatro dos servidores. O quórum para aprovação de medidas é de cinco membros.

A presidente do Sindsemp/MA, Vânia Leal, frisou a necessidade de democratizar o Conselho do Iprev por meio da participação de todos os servidores vinculados ao Fepa, inclusive os do Ministério Público. Outro ponto destacado é a formação do quadro de servidores do Iprev: “É preciso garantir a contratação de servidores efetivos para o novo instituto. A proposta em andamento na Assembleia Legislativa prevê um quadro quase todo formado por cargos comissionados”, aponta Vânia Leal.

O procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins, informou que tem acompanhado o andamento dos projetos relacionados ao Fepa e que está trabalhando para que o Ministério Público tenha participação no Conselho Administrativo do Iprev.

O Sindsemp/MA apresentará à PGJ uma proposta de emenda aos projetos nº 007/2017 e n° 008/2017, visando adequar o texto à necessidade de representatividade dos servidores. A proposta também será entregue à base aliada do governo na Assembleia Legislativa, durante a audiência pública que será realizada no dia 19.

Reposição inflacionária – A PGJ afirmou que está negociando com o Executivo para que o pagamento do saldo inflacionário pendente seja feito em 2018. O orçamento deve ser apresentado no dia da audiência pública com os servidores, no dia 06 de outubro.

Verifique também

Dia Nacional pela Democratização do Ministério Público

No dia 25 de setembro, a FENAMP e a ANSEMP irão promover um Dia Nacional …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.