Confira o boletim informativo da semana

Eleições 2022: Entidades do sistema de justiça lançam carta em apoio a Lula e repercutem na mídia 

Sorteio do Dia do Servidor: prazo para participar termina hoje

Justiça: Moraes aponta tentativa de “tumultuar eleições”

Saúde: Maranhão registra mais de 6 mil casos prováveis de dengue

Economia: Gasolina volta a subir apesar de atrasos de reajustes da Petrobras

Cultura: confira nossa dica cultural da semana

——–

Olá, servidor! 

As três federações do Sistema de Justiça – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD), a Federação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (FENAJUFE) e a Federação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (FENAMP) – se reuniram e, em decisão inédita, declaram publicamente apoio a um candidato presidencial no segundo turno durante eleição no país. 

A carta foi notícia em diversos veículos de comunicação nacionais e estaduais, como o portal de notícias Metrópoles, Antagonista, Mídia ninja, Poder 360, Brasil 247 e Revista fórum.

A escolha foi divulgada na tarde da última sexta-feira (21) em documento oficial. Os motivos que levaram as entidades a apoiarem Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são apresentados em uma carta assinada pelas três entidades, que juntas representam 266.360 servidoras e servidores do Poder Judiciário de todo país. 

De acordo com a carta, a decisão foi tomada considerando diversos motivos, como o congelamento de dois anos dos salários e auxílios do funcionalismo público e a defesa do atual governo pela pela implementação de uma reforma administrativa, por meio da PEC Nº 32 de 2020, para retirar direitos dos servidores, facilitar a demissão de efetivos e ampliar as contratações sem concurso público. 

As entidades lembram também que a decisão se dá em virtude da “política de desmonte do sistema nacional de proteção ao meio ambiente, à educação, à saúde pública, entre outros, tipificados na Constituição, enquanto bilhões de reais são destinados ao orçamento secreto”. 

Você pode conferir o conteúdo completo da carta no site da fenamp. Acesse: www.fenamp.org.br

———

E, conforme anunciado ontem, o prazo para participação no sorteio do Dia do Servidor Público do Sindsemp-MA foi prorrogado e termina hoje. O sorteio, que seria realizado hoje, às 16h, foi adiado para segunda-feira, 31 de outubro, durante a manhã, com o intuito de unificar a comemoração do Dia do Servidor com a programação da Procuradoria-Geral de Justiça, que vai promover um café da manhã para os servidores na PGJ. 

Participe! É só acessar o nosso Instagram, procurar a postagem oficial do sorteio e responder à pergunta “Qual a importância do servidor público para a sociedade?” com o seu nome + lotação + resposta. 

Serão 10 prêmios sorteados de R$ 300,00 cada. Não deixe de participar e concorrer! Sua participação faz a diferença.

Desde o início da semana, a campanha de Bolsonaro alega que rádios do Nordeste estariam priorizando inserções do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ação enviada ao TSE, o grupo jurídico pediu investigação das emissoras e anexou arquivos e áudios que, supostamente, comprovariam as irregularidades.

Na avaliação de Moraes, os argumentos apresentados são improcedentes. “Não restam dúvidas de que os autores — que deveriam ter realizado sua atribuição de fiscalizar as inserções de rádio e televisão de sua campanha — apontaram uma suposta fraude eleitoral às vésperas do segundo turno do pleito sem base documental crível, ausente, portanto, qualquer indício mínimo de prova”, escreveu o ministro.

O magistrado enfatizou que contestações sobre descumprimentos das regras das propagandas eleitorais devem “relatar fatos, indicando provas, indícios e circunstâncias”. E apontou falhas no relatório apresentado pela campanha.

—–

A edição do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgada setembro, mostra que o estado do Maranhão registrou 6.516 casos prováveis de dengue. Os casos, que têm subido, reforçam a preocupação com os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito transmissor.

Entre os sintomas da doença, estão: febre alta; dores musculares intensas; dor ao movimentar os olhos; mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo.

Para combater o mosquito, é preciso redobrar os cuidados, eliminando água armazenada em locais que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos. 

———

O preço da gasolina vendida nos postos do país está em alta há duas semanas consecutivas, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Isso acontece apesar do atraso da Petrobras em repassar o aumento no preço do litro no mercado internacional para as refinarias locais.

Segundo o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), a estatal está há seis semanas vendendo gasolina nas refinarias abaixo do Preço de Paridade de Importação (PPI). Já o diesel segue sem reajuste há quatro semanas. Com isso, após o período das eleições, os preços devem voltar a subir outra vez.

————

E ontem, dia 26 de outubro, foi aniversário do lendário cantor Milton Nascimento, que completou 80 anos de história, música e brasilidade. Por isso, nossa dica cultural desta semana tem tudo a ver com este grande nome da música brasileira. Nossa primeira dica é  o documentário A Sede do Peixe, disponível gratuitamente no Youtube, que mostra como toda a sua história na música começou.

Milton Nascimento é autor e cantor de centenas de grandes sucessos, como Canção da América, Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor, Maria Maria, dentre muitos outros. 

Sua obra ganha mais um capítulo com a playlist Milton Nascimento: Raridades analógicas, organizada pelo jornalista e pesquisador Renato Vieira.Publicada pela Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles (IMS), a compilação reúne 17 faixas que estão fora das plataformas digitais – 15 delas nunca foram lançadas em CD.A playlist da Rádio Batuta é de fácil acesso e gratuita.  Acesse: www.radiobatuta.ims.com.br/

Verifique também

SERVIÇO ELEITORAL: Sindsemp/MA ingressa com ação em desfavor do Estado e da União

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Maranhão (Sindsemp/MA) ingressou com ação ordinária em …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.