Capa | Notícias | Confira o boletim informativo desta semana

Confira o boletim informativo desta semana

Política: Convenções partidárias podem ser realizadas a partir desta quarta-feira (20)

Economia: Caiu em golpe do Pix? Saiba se você pode recuperar o dinheiro perdido

Julho Turquesa: campanha alerta sobre síndrome dos olhos secos

Instante Fenamp: veja o que foi discutido na última edição

Cultura: confira nossa dica cultural

A partir desta quarta-feira (20), as convenções partidárias para escolha dos candidatos às eleições de outubro estão autorizadas pela Justiça Eleitoral. Os eventos internos das legendas marcam a oficialização da disputa eleitoral e devem ser realizados até 5 de agosto.

O primeiro partido a realizar convenção será o PSTU, que confirmará no dia 26 de julho, Hertz Dias como candidato a governador e Saulo Arcangeli como candidato a senador. O evento ocorrerá no prédio do Curso de História da Uema, no Centro Histórico de São Luís.

O ex-secretário de Estado da Indústria e Comércio Simplício Araújo, do Solidariedade, será confirmado um dia depois, 27 de julho, no Rio Poty Hotel.

O senador Weverton Rocha, será homologado candidato a governador pelo PDT no dia 29 de julho, em evento marcado para o Estádio Nhozinho Santos, em São Luís. O partido também confirmará o senador Roberto Rocha, do PTB, como candidato para a reeleição do Senado.

Já o PSD aprovará, no dia seguinte, 30 de julho, o nome do ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior, mesma data em que o atual governador do Maranhão e pré-candidato a reeleição, Carlos Brandão será homologado em convenção do PSB.

Os socialistas confirmarão, ainda, Felipe Camarão, do PT, como candidato a vice-governador, e o ex-governador Flávio Dino (PSB) como candidato a senador.

O pré-candidato a governador pelo PSC, Lahesio Bonfim será confirmado no dia 31 de julho. O partido também apoiará a candidatura de Roberto Rocha ao Senado – mas o petebista estará oficialmente apenas na chapa de Weverton Rocha.

A última convenção, no dia 5 de agosto, será a do PSOL, que terá Enilton Rodrigues como candidato a governador e Antonia Carionga como candidata ao Senado

——

Apesar de todas as dicas, você caiu num golpe do Pix, sofreu um sequestro ou até enviou valores por engano . E agora? Consegue recuperar o dinheiro de volta? É possível em diversos casos, mas é preciso ser rápido para garantir esse direito. Existe regra para recuperar o dinheiro? Peritos digitais explicam que o banco pode devolver o dinheiro, pois existe uma normativa do Banco Central na qual foi definido o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Esse instrumento permite recuperar o dinheiro da conta de destino e devolver para a conta de origem, se for constatado que um Pix foi feito erroneamente, por fraude ou extorsão.

O que devo fazer? É preciso registrar um boletim de ocorrência logo após ligar para o banco. Se o golpista tirar o dinheiro da conta por saque, o que normalmente acontece, não existe mais possibilidade de funcionamento do MED, que só pode restituir o dinheiro que não for sacado fisicamente.

Em geral, dependendo do estado, é possível fazer o boletim de ocorrência pela internet. Os detalhes de quanto foi transferido, o horário e a ocasião devem ser informados.

E o que fazer se o banco não devolver o dinheiro? O boletim de ocorrência deve ser usado para fazer uma reclamação formal no Banco Central e em órgãos dos consumidores como o Procon. Também será necessário ingressar na Justiça com um advogado. É importante ter todos os documentos com as informações e comprovações do golpe para tentar recuperar a quantia perdida por meio judicial.

Como se proteger de golpes do Pix

  • Para evitar clonagem do WhatsApp, configure um PIN de 6 dígitos no aplicativo e nunca entregue para terceiros códigos recebidos por SMS (isso vale para clonagem do app e várias outras fraudes);
  • Sempre é importante não clicar em links, tanto de emails quanto em redes sociais sem ter certeza de que são confiáveis, pois isso pode permitir o roubo de dados ou dar acesso total do dispositivo ao golpista;
  • Nunca faça Pix emergencial sem antes confirmar presencialmente o pedido;
  • Evite compartilhar as informações pessoais em redes sociais, pois os golpistas usam isso para enganar as vítimas tentando criar uma relação de confiança;
  • Tenha um celular para sair na rua sem apps bancários;
  • Não tenha configurado no celular o seu email usado em bancos para o golpista não recuperar a senha com o recurso “Esqueci a senha”;
  • Considere contratar um seguro digital para proteção de transações realizadas por fraudes.

——-

O “Julho Turquesa” é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção da síndrome dos olhos secos. De acordo com a Associação Brasileira de Portadores de Síndrome do Olho Seco (APOS), estima-se que de 13 a 24% da população brasileira é portadora da doença.

A síndrome dos olhos secos é uma doença crônica que se caracteriza pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns dos componentes, segundo a APOS. Suas causas têm relação com uso contínuo de telas eletrônicas, ar-condicionado, medicamentos e clima. o tratamento inclui medicamentos tópicos oculares e laser para melhorar a produção das glândulas que produzem as lágrimas. Em caso de suspeita, procure um médico oftalmologista e cuide da sua saúde.

——–

O Instante FENAMP que foi ao ar nessa terça-feira (19), às 19 horas, falou sobre a Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro, lançada no dia 14 deste mês. A iniciativa apresenta diretrizes a serem observadas pelos servidores para auxiliar na escolha de candidatos comprometidos com a pauta do serviço público, uma ferramenta muito importante, sobretudo nesse momento que estamos vivendo.. A apresentação foi com o coordenador legislativo da FENAMP Alberto Ledur. O programa ainda terá a participação do coordenador da FENAJUD José Ivonaldo Batista.

Você pode conferir a edição no instagram e também no canal do youtube da fenamp. Acesse e fique por dentro das discussões que afetam diretamente a sua vida!

—-

Nesta quinta-feira, o Bumba meu Boi da fé em Deus celebra seus 100 anos e, para comemorar, será apresentado o o Auto do Boi – Rumo ao Centenário da Fé em Deus. A apresentação poderá ser vista no Centro Cultural Vale Maranhão, na na programação do Pátio Aberto.

A história de Catirina e Pai Francisco ganha ares de espetáculo para celebrar os cem anos do tradicional grupo de Bumba Boi do sotaque de zabumba.

Com entrada gratuita, o espetáculo começará às 19h. O CCVM fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

O universo de Elke Maravilha a um clique de distância. Inaugurada em maio pelo Centro Cultural Vale Maranhão, a exposição ELKE ganhou na terça-feira (19) uma versão virtual.

Indumentárias, perucas, entrevistas, shows, acessórios, além de fotografias da carreira da artista e itens de seu acervo pessoal poderão ser visitados acessando o site da instituição pelo endereço ccv-ma.org.br.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.