FENAMP e ANSEMP disponibilizam ebook sobre impactos da Reforma Administrativa sobre atuais servidores

No dia 03/09/2020, o governo federal enviou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 32/2020. O projeto prevê uma Reforma Administrativa profunda, com mudanças estruturais na Constituição Federal de 1988, no que diz respeito à administração pública, aos serviços públicos e aos servidores. 

A medida pretende, dentre outras coisas, acabar com a estabilidade para a grande maioria das carreiras públicas e também põe fim no Regime Jurídico Único, criando cinco novos vínculos com a administração pública e precarizando as relações de trabalho no setor. Na prática, a proposta altera profundamente as carreiras públicas da União, estados e municípios.

O governo alega que a medida não terá impacto sobre os atuais servidores. Entretanto, as análises técnicas e jurídicas que vêm sendo realizadas evidenciam a falácia desse discurso. Diversos pontos da PEC poderão impactar, imediatamente ou por mudanças futuras, os atuais servidores. Além disso, a precarização das carreiras públicas representada pela PEC pode levar à diminuição dos quadros de pessoal e à alta rotatividade, sobrecarregando os servidores mais antigos e prejudicando o atendimento à população. 

Por isso, a Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (ANSEMP) e a Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (FENAMP) prepararam um ebook especial sobre os efeitos da Reforma Administrativa para os atuais servidores. O material é gratuito e pode ser solicitado no link: https://fena.mp/EbookReformaAdministrativaSites 

Verifique também

SERVIÇO ELEITORAL: Sindsemp/MA ingressa com ação em desfavor do Estado e da União

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Maranhão (Sindsemp/MA) ingressou com ação ordinária em …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.