Luta pela reposição inflacionária: confira a linha do tempo até agora

Com quase 60% de perdas salariais ocasionadas pela inflação acumulada, os servidores do Ministério Público do Maranhão (MPMA) iniciaram mais um mês sem a aguardada reposição inflacionária.

Direito constitucional para os servidores que trabalham dia e noite pela promoção e garantia de direitos da população maranhense, a tramitação do projeto de lei 092/2024, que trata de reposição de 6% para os servidores do MPMA, segue parada na presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, apesar dos contínuos esforços do Sindsemp/MA em articulações junto a deputados, reuniões e visitas à ALEMA para garantir a votação do projeto do plenário.

Confira a cronologia da luta pela reposição inflacionária até agora:

Setembro de 2023

27/09: Sindsemp/MA solicita à PGJ encaminhamento de Projeto de Lei sobre a reposição inflacionária

  • O processo encontrava-se na Diretoria Geral da PGJ desde o dia 3 de março de 2023, e nele estavam evidenciados argumentos favoráveis ao pleito, especialmente a observância do mandamento constitucional, conforme previsto no artigo 37, inciso X, resguardado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, conforme descrito no artigo 22, inciso I.
  • Até dezembro de 2021, a defasagem chegava a 29,53%. Considerando os números subsequentes, o déficit salarial totalizou, no momento em que a solicitação foi realizada, surpreendentes 50,82% na tabela de vencimentos dos servidores.

Outubro de 2023

 4 de outubro de 2023: Procuradoria-Geral de Justiça encaminha o projeto de lei à Assembleia Legislativa do Maranhão

  • A proposta de projeto de lei foi encaminhada à Assembleia Legislativa no dia 4 de outubro de 2023. No entanto, após uma consulta ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo disponível no site da Assembleia Legislativa do Maranhão, o sindicato não encontrou qualquer registro de tramitação dessa proposta. Sem número oficial, o projeto não podia tramitar formalmente na Casa.

7 de outubro: Sindsemp/MA realiza assembleia geral extraordinária para discutir reposição inflacionária

  • O analista ministerial de economia, Edson Maia Júnior, participou da assembleia com uma apresentação técnica do panorama fiscal do Estado. Durante a apresentação, o servidor explicou o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com pessoal, pontuando que não há impedimento da despesa total de pessoal que inviabilize concessões e atendimento do pleito pelo Estado.
  • Na assembleia, a categoria decidiu que o sindicato permaneceria se articulando junto à presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão e deputados estaduais pela aprovação do projeto de lei que trata da reposição inflacionária dos servidores.

26 de outubro de 2023: Sindsemp/MA solicita informações formais sobre status da tramitação do PL da reposição inflacionária

  • Na ocasião, o sindicato solicitou que a PGJ informasse o status de tramitação do PL na Assembleia Legislativa.

Dezembro de 2023

16 de dezembro de 2023: Sindicato realiza assembleia para discussão de estratégias sobre a reposição inflacionária

Entre as deliberações, a categoria decidiu os seguintes pontos:

  • Aprovação de uma Assembleia Geral Extraordinária presencial em fevereiro, no dia 24/02, para discutir a nova proposta do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS);
  • Aprovação de uma campanha em favor da reposição inflacionária, que inclui, dentre outros pontos, a confecção de camisetas com a campanha pela recomposição salarial a ser distribuída para filiados e não filiados.

Janeiro de 2024

Sindicato confecciona material de publicidade sobre a defasagem salarial.

Fevereiro de 2024

8 de fevereiro de 2024 – Sindsemp/MA se reúne com deputados para pedir avanço na tramitação do PL da reposição inflacionária

  • A diretora-presidenta Vânia Leal Nunes, junto ao advogado Jhonatas Mendes, que representa a assessoria jurídica do sindicato, esteve presente na Assembleia Legislativa do Maranhão para se reunir com o deputado Rodrigo Lago, 1º Vice presidente da ALEMA, e discutir a pauta da reposição inflacionária para avançar na tramitação do PL que garante a reposição.
  • Na reunião, Rodrigo Lago se comprometeu a trabalhar para avançar a discussão do tema e garantir o pleito dos servidores.
  • Na Assembleia, o Sindsemp-MA também visitou o gabinete da presidenta da ALEMA, a deputada Iracema Vale, além de outros parlamentares.

18 de fevereiro de 2024 Deputado Rafael se reúne com Sindsemp/MA para discutir PL da reposição inflacionária

  • Atendendo ao convite da servidora Luciana Maria Carvalho Lima, lotada nas Promotorias de Justiça de Timon, o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa do Maranhão, Rafael de Brito Sousa, reuniu-se com a diretora de comunicação do Sindsemp/MA, Sherly Santos, para discutir a minuta do Projeto de Lei que trata da aguardada reposição inflacionária, recentemente enviado à ALEMA.

20 de fevereiro de 2024 – Diretora-presidenta Vânia Leal Nunes e presidente da ASCTE, Miguel Arcângelo, se reúnem com deputados na ALEMA

  • O encontro teve como objetivo discutir a tramitação do projeto de lei que trata da reposição inflacionária dos servidores e pedir avanços na matéria.
  • Durante a reunião, o deputado se mostrou receptivo às demandas da categoria e demonstrou disposição em apoiar o pleito dos servidores. Rafael de Brito Sousa se comprometeu a atuar como uma via de diálogo entre o Governo do Estado, a Procuradoria-Geral de Justiça e a presidência da Assembleia Legislativa, buscando encontrar soluções para o déficit salarial dos servidores.

26 de fevereiro de 2024 – Diretoria do Sindsemp/MA se reúne com presidenta da ALEMA para pedir que o PL da reposição seja votado

  • Em mais uma rodada de articulação e diálogo para garantir a tramitação do projeto de lei que trata sobre a reposição inflacionária, o Sindsemp/MA se reuniu em 26 de fevereiro com a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada Iracema Vale e o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão, Vinícius Castro.
  • Na reunião, o diretor vice-presidente, Dionatã Lima, apresentou as principais demandas da categoria e destacou que o Sindsemp/MA espera, agora, maior agilidade na tramitação do projeto.

Março

6 de março de 2024 – Neto Evangelista garante celeridade na tramitação do PL da reposição de 6% para os servidores do MPMA

  • Na ocasião, a diretora-presidenta Vânia Leal Nunes se reuniu com o deputado Neto Evangelista (União), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para pedir celeridade na tramitação do projeto de lei que trata da reposição inflacionária dos servidores do Ministério Público do Maranhão. O deputado garantiu que emitiria parecer favorável ao projeto na semana seguinte, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALEMA.

12 de março de 2024 – Após articulação do Sindsemp/MA, CCJ emite parecer favorável para o PL da reposição inflacionária

  • O parecer favorável ao projeto 92/2024, que trata da reposição inflacionária para os servidores do MPMA, foi emitido em reunião ordinária realizada no dia 12 de março, com a presença da diretora-presidenta do Sindsemp/MA, Vânia Leal Nunes.
  • O projeto seguiu para ser apreciado pela Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle da ALEMA.

13 de março de 2024 – Comissão de Orçamento emite parecer favorável ao projeto da reposição

  • O deputado Zé Inácio, que votou pelo parecer favorável ao projeto, garantiu aos servidores que, até o dia 19 de março, faria todos os esforços para que o projeto da reposição fosse pautado na Ordem do Dia da sessão ordinária para ser votado e aprovado pelos deputados.
  • Confira o vídeo em que o deputado garante a celeridade:

14 a 19 de março – Sindicato acompanha sessões ordinárias e visita gabinetes de deputados em busca da votação do PL

  • Durante a semana de 14 a 19 de março, o sindicato visitou a Assembleia Legislativa do Maranhão para articulação junto aos deputados e cobranças por respostas quanto à morosidade na inclusão do PL na Ordem do Dia, para ser votado no plenário.

21 de março – Sindsemp/MA se reúne novamente com deputados e visita plenário da ALEMA para acompanhar inclusão do PL da reposição na pauta do dia

  • No dia 21 de março, a diretora-presidenta Vânia Leal Nunes, junto à então diretora adm. e financeira Vicemir Fontenelle e o então diretor de assuntos jurídiocs Marcos Paulo Leite Soares, visitaram o plenário da Assembleia Legislativa para verificar o andamento da tramitação.
  • Na ocasião, o deputado Neto Evangelista informou que os deputados estavam aguardando o envio de uma nota técnica pela Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN) garantindo a viabilidade orçamentária do PL. Segundo o parlamentar, o projeto, assim que a nota chegasse, seria votado, com previsão para a semana seguinte.

27 de março – Sindicato se faz presente mais uma vez na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Maranhão na luta pela votação do projeto

  •  Lamentavelmente, o projeto não entrou na pauta em função de um tumulto nos trabalhos do dia, depois que a sessão ordinária foi iniciado e encerrada por falta de quórum. Uma sessão extraordinária foi aberta e os esforços dos deputados se voltaram para a discussão e aprovação do projeto que trata do empréstimo para o Governo do Estado.

Abril

2 de abril de 2024 – Nova gestão do Sindsemp/MA visita ALEMA e tenta articulação junto a deputados

Deputado Neto Evangelista em diálogo com o diretor vice-presidente Valdeny Barros e o diretor adm. e financeiro, Gilcênio de Lima Júnior
  • Na manhã desta terça-feira, 2 de abril, a nova gestão do Sindsemp/MA, representada pelo diretor vice-presidente Valdeny Barros e o diretor administrativo e financeiro, Gilcênio de Lima Júnior, estiveram presentes novamente no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão em busca de respostas. Durante a sessão ordinária, o PL não foi lido na Ordem do Dia para ser votado pelos parlamentares.
  • Os diretores dialogaram com os deputados Carlos Lula e Neto Evangelista, que voltaram a reafirmar que a SEPLAN ainda não enviou à ALEMA a nota técnica explicativa sobre a viabilidade orçamentária da reposição de 6% aos servidores.

3 de abril de 2024 – Diretoria do Sindsemp/MA se reúne para discutir estratégias para a aprovação do PL

  • Nesta quarta-feira (3), os diretores do Sindsemp/MA Valdeny Barros (vice-presidente), Luciana Lima (diretora de comunicação), Markus Krause (diretor de assuntos jurídicos) e Gilcênio de Lima Júnior (diretor administrativo e financeiro) se reuniram, junto à assessoria jurídica, secretaria executiva e assessoria de comunicação, para debater estratégias para a apreciação do PL da reposição no plenário da ALEMA.

4 de abril de 2024 – Sindsemp/MA se articula junto à PGJ, Governo do Estado e Assembleia Legislativa

  • Nesta quinta-feira (4), o Sindsemp/MA irá realizar o envio de ofício à PGJ solicitando apoio para que o PL seja votado;
  • Solicitação de audiência com o governador Carlos Brandão;
  • Envio de ofício para a presidenta da ALEMA, Iracema Vale, solicitando que o projeto seja incluído na Ordem do Dia

13 de abril de 2024 – Assembleia Geral Extraordinária irá discutir novas estratégias de mobilização

  • A assembleia será virtual, com link a ser divulgado no dia anterior. Fique atento e participe!

Luta sindical: articulação do Sindsemp/MA segue forte pela reposição inflacionária dos servidores do MPMA

O diretor vice-presidente Valdeny Barros destaca que o sindicato fez todos os movimentos pertinentes e cabíveis à entidade: solicitando que o PGJ enviasse o projeto de reposição dos servidores à ALEMA, articulando diálogos junto aos parlamentares pela emissão de pareceres favoráveis e pela aprovação do PL no plenário, solicitando informações junto à presidência da Assembleia, dentre outros.

O Sindsemp/MA seguirá atuando de forma objetiva, combativa e articulada para garantir junto à Procuradoria-Geral de Justiça e ao Governo do Estado a votação do PL da reposição inflacionária, direito constitucional de todos os servidores do Ministério Público do Maranhão.

Seguimos juntos!

Avante, Sindsemp/MA!

Verifique também

Sindsemp/MA convoca servidores para Assembleia Geral Virtual Extraordinária

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Maranhão – SINDSEMP/MA convoca, conforme …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.